Dados de firmas de pesquisa indicam que rede social já passou por seu pico em nações desenvolvidas. Nos EUA, queda de foi de 4% em um mês.
O Facebook está perdendo milhões de usuários por mês em países ricos, mostrou o site do jornal “Guardian” nesta segunda-feira com base em informações de firmas de pesquisa independente. Os números indicam que a rede social já passou por seu pico em nações desenvolvidas, onde praticamente todos que desejariam fazer parte do site já o fizeram.
No mês passado, o Facebook perdeu seis milhões de usuários mensais ativos — aqueles que acessam o site pelo menos uma vez por mês — nos Estados Unidos, ou 4% de sua base no país, de acordo com a SocialBakers, empresa que monitora o acesso a mídias sociais. Nos últimos seis meses, nove milhões de americanos deixaram de acessar a rede.
Os americanos também estão gastando menos tempo navegando no site de Mark Zuckerberg: em dezembro, consumiam 120 minutos na rede, enquanto consumiam 115 minutos em fevereiro, de acordo com a ComScore.
No Reino Unido, a queda foi de 4,5% em um mês, representando uma perda de 1,4 milhão de usuários. Em seis meses, a perda foi de dois milhões. Segundo o “Guardian”, o mesmo ocorre em países desenvolvidos como Canadá, Espanha, França, Alemanha e Japão.
A situação é inversa, porém, na América do Sul, onde o Facebook não para de angariar novos membros. E seu principal mercado na região é o Brasil, onde o número de visitantes mensais cresceu 6% no último mês, atingindo 70 milhões, segundo a SocialBakers. Na Índia, outro gigante emergente, o avanço foi de 4%, para 64 milhões.
O Facebook não quis comentar a reportagem.