Ter um professor com tempo, lugar e metodologia planejados não é uma modalidade nova de ensino...
Ter um professor com tempo, lugar e metodologia planejados não é uma modalidade nova de ensino e aprendizagem. A história nos revela que ainda na Grécia, no Egito e em Roma o aprendizado acontecia em suas casas, tendas, praças e palácios de forma individual ou em grupo.
Embora em algumas situações o aluno não soubessem ler nem escrever, as aulas eram direcionadas às suas necessidades de sobrevivência, quando se tratava de algum ofício como lavoura, carpintaria etc , ou cultura para os filhos de nobres. Conhecimentos específicos como cavalaria, uso de lanças e espadas, a arte de falar em público, economia e administração eram ensinado àqueles que seriam governantes. Não tratava-se de práticas “decorebas” mas tudo tinha que ser memorizado para que houvesse uma prática eficiente.
Aulas in company é portanto ter um professor à sua disposição ou seja, o professor vai até o aluno. Por essa e as características no parágrafo anterior há quem discuta que aulas In Company é um aperfeiçoamento do ensino a distância observando que as informações eram divulgadas por pergaminhos e encaminhadas ao destinatário que se reunia com outros para compartilhar, sobretudo de cunho religioso e político.
No meu entendimento, a EAD é um aperfeiçoamento das aulas In Company pelas ferramentas disponíveis e a autonomia do aluno. Com esse modelo, o aluno marca sua aula em qualquer horário que o professor o atende observando sempre uma coerência de horário e local. O leitor pode até está concluindo o seguinte: Aulas In Company é então o mesmo do que conhecemos como “ professor particular “.
Não, o professor particular que conhecemos tradicionalmente trata-se do professor que ministra aulas como reforço escolar, enquanto as aulas In Company aplica conteúdos específicos a atividades profissionais ou construção de conhecimentos para uma determinada qualificação, focando as necessidades de aprendizado do aluno.
Muitas empresas cedem salas aos seus funcionários para que estes possam dar continuidade aos seus estudos, seja com um ou vários professores presenciais, videoconferências ou laboratórios com AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Isso melhora a imagem da empresa diante seus funcionários ficando mais motivados a trabalhar naquele ambiente. Tudo isso reflete em um fator que hoje muito se discute: “ Tempo é dinheiro”, e para alcança-los é necessário administrar bem as oportunidades.
Aulas In Company também tem um diferencial que eleva muito a qualidade do aprendizado: o aluno pode solicitar o professor no intervalo do almoço, na hora do cafezinho, no restaurante, no parque, na praia, na praça ou em sua residência. O horário e o local sempre será fator determinante para aplicação da metodologia adequada a cada aluno, traçando um perfil personalizado no ensino e no aprendizado. Hoje, além das empresas que investem em seus funcionários, esse modelo vem sendo aplicado com mais ênfase pelas escolas de idiomas. A escola que tem um professor a disposição para atender ao aluno de forma personalizada faz a diferença em didáticas e metodologias, tendo mais condições de suprir o mercado.