Campanha incentiva doação de leite materno

Ascom/SesauCampanha incentiva doação de leite materno

Campanha incentiva doação de leite materno

Com o objetivo de conscientizar a sociedade alagoana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (20), a I Semana Estadual de Doação de Leite Materno. A solenidade de abertura do evento, realizado por meio da Coordenadoria Estadual de Bancos de Leite Humano, aconteceu na Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm).

A coordenadora estadual da Rede de Bancos de Leite Materno, Rosângela Simões, destacou a importância da iniciativa. “Já realizamos eventos no Dia Mundial do Aleitamento e em outras datas como essa, mas ter uma semana dedicada ao tema é muito importante. Alagoas é um dos primeiros Estados do Brasil a aprovar um projeto de lei do tipo”, disse.

Ela destacou ainda a necessidade de sensibilizar a população para a questão. “Precisamos conscientizar as nutrizes para que doem seu leite, que salva vidas. Nosso objetivo é que essas doações cresçam cada vez mais e é por isso que estamos trabalhando junto com as equipes de todos os bancos de leite humano e realizando essa semana”, acrescentou Rosângela.

Já a coordenadora do Banco de Leite da Santa Mônica, Andréa Pinheiro, agradeceu a parceria com a Sesau e com os outros órgãos envolvidos. “Essa é a primeira de uma série de ações e agradeço a parceria para isso. Precisamos de eventos assim, pois vivemos com um estoque abaixo da demanda e temos que mostrar para a população a necessidade de doar”.

Na maternidade, a programação da semana continua nesta terça-feira (21), com uma roda de conversa sobre o tema, exposição de vídeos nas unidades 1 e Canguru e uma oficina sobre doação de leite humano. As atividades continuam até sexta (24), com palestras de Educação em Saúde, oficina de orientação e encerramento da campanha com o Projeto Amigos do Peito.

O evento será realizado também no Hospital Universitário (HU). As ações começam na quarta (22), com entrega de material educativo. Já na sexta-feira, acontece às 8h30, no auditório da unidade hospitalar, uma palestra sobre pré-natal. Haverá ainda a apresentação de um vídeo sobre amamentação e doação de leite materno.

Mãe do pequeno Arthur, de apenas um mês de idade, a jovem Ana Paula dos Santos revela já saber a importância do leite materno. “Sei que esse é o alimento correto para o meu filho, pois tem tudo que ele precisa. Só descobri isso depois que tive meu bebê e espero que todas as mulheres também descubram e possam doar seu leite que estiver em excesso”, disse.

Bancos de leite

Alagoas possui bancos de leite humano nas Maternidades Santa Mônica e Denilma Bulhões e no Hospital Universitário, além da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios, e Banco de Leite Humano Ivete França, em Arapiraca. Também funcionam em Maceió dois postos de coletas: um na Maternidade Nossa Senhora da Guia (Poço) e outro na Denilma Bulhões (Benedito Bentes).

Para doar, basta que as mães, que possuem leite materno em excesso, procurem um desses locais. É necessário que a doadora tenha feito o pré-natal durante a gestação e o leite passa por uma rigorosa análise, sendo pasteurizado e, em seguida, avaliado no controle de qualidade antes de seguir para as UTIs e UCIs neonatais das casas maternais.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário