Abrasel cobra ajustes no Plano de Segurança de Alagoas
No final da manhã de hoje, 28 de maio, uma comitiva composta por diretores e associados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL), na presença da secretária de turismo do Estado, Danielle Novis, se reuniu com o governador Teotônio Vilela no Palácio República dos Palmares.
A comitiva, foi até o governador, manifestar-se sobre os excessos cometidos durante a operação realizada pela Secretaria de Defesa Social, no último sábado, com o objetivo de combater a criminalidade em Maceió. Certos de que o modelo de operação adotado foi demasiadamente ostensivo e constrangedor em ambientes onde os cidadãos buscam diversão e lazer.
Na oportunidade, já ciente do caso, Vilela ouviu os presentes e tranqüilizou os empresários, assegurando-os, rever o planejamento e a prática do plano de segurança recentemente adorado pelo Estado. “Garanto que da forma como tudo aconteceu, não irá mais se repetir. Estamos trabalhando para dar ao Estado, cidadãos e turistas, a sensação de segurança. Amanhã, em reunião com o secretário Dário Cesar estudaremos uma nova conduta para esta operação”, afirmou o governador.
Durante a ocasião, à Abrasel/AL ressaltou que não é contra qualquer tipo de fiscalização, que estejam previstas em lei, e que beneficiem a qualidade do serviço prestado. À associação reconhece que necessita sim, do apoio das forças policiais e entende que estes sejam os principais agentes públicos habilitados na luta contra a violência no Estado. Mas não entende por qual razão uma ação de combate a criminalidade vem sendo realizada com da participação de tantos órgãos fiscalizadores, justamente no horário de maior movimento dos estabelecimentos.
Após a reunião o presidente da Abrasel/AL, José Eutímio Brandão Junior, acrescentou que toda a categoria aguarda uma cabível avaliação do modelo adotado na última operação. “Esperamos também que nossa opinião crítica possa contribuir para a elaboração de planos futuros e que estes façam de Alagoas um lugar seguro de viver, reforçando a boa imagem acolhedora”, finaliza.