Categorias: Brasil

Estudo do Ipea avalia custo e eficiência dos novos TRFs

Nota Técnica apresenta análise da Emenda Constitucional 73, que cria quatro novos Tribunais Regionais Federais no país.

Ilustração

Nota Técnica apresenta análise da Emenda Constitucional 73, que cria quatro novos Tribunais Regionais Federais no país.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança na próxima segunda-feira, 10, às 14h, no Rio de Janeiro, a Nota Técnica Custo e eficiência dos novos Tribunais Regionais Federais: uma avaliação da Emenda Constitucional (EC) 73. A coletiva de imprensa será no auditório do 10º andar do Instituto (Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, no Centro) e terá transmissão ao vivo pelo Portal Ipea.

O trabalho discute os possíveis impactos da reorganização da Justiça Federal, prevista na EC 73, que determina a criação de quatro novos Tribunais Regionais Federais. São mensurados os efeitos da EC 73 sobre a demanda jurisdicional, e quantificado o impacto das mudanças na oferta dos serviços jurisdicionais.

A Nota Técnica apresenta um conjunto de cenários sobre as condições de demanda e oferta, após a emenda, e propõe uma organização judiciária alternativa. A publicação será divulgada pelos pesquisadores Bernardo Abreu de Medeiros e Alexandre Samy de Castro, além do Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Daniel Cerqueira.