Mais de 60 idosos e moradores da Comunidade Grota do Moreira, no Jacintinho, participaram de uma ação em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa na manhã desta sexta-feira (14), realizada pela Comissão dos Direitos Sociais da OAB/AL. As atividades aconteceram na sede do Instituto de Assistência Social e Beneficente em Defesa das Mulheres e Crianças e contou com a parceria de órgãos como Senac, Centro Integrado de Atendimento e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), Secretaria Municipal de Assistência Social, Procon, Pastoral da Pessoa Idosa e Fundação Brasil de Apoio ao Idoso (FunBrasil).
De acordo com a presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB/AL, Cosmélia Fôlha, o evento tem como objetivo debater formas de violência, além de apresentar à população as entidades que trabalham em prol das pessoas idosas. “O envelhecimento da população tem acontecido em ritmo acelerado e o número de violência contra idosos é alta. Trouxemos estas entidades para que as pessoas conheçam um pouco dos projetos relativos ao cidadão idoso”, afirmou.
Daniel Nunes, presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/AL, foi o primeiro a palestrar para os participantes. Ele falou sobre os direitos dos idosos e alertou sobre as formas de violências mais comuns praticadas. “É preciso que vocês entendam que é preciso denunciar qualquer agressão sofrida, seja ela física, psicológica ou doméstica. Em Alagoas existem vários casos e isso só vai acabar se as denúncias forem feitas. Não precisa ter medo e sim coragem”, alertou.
O evento continuou com a palestra da coordenadora CIAPPI, Viviane Gusmão, que aproveitou a ocasião para distribuir material informativo e explicativo sobre os tipos de violência. Na sequência, Maria Heloísa, da Pastoral do Idoso, conversou sobre o trabalho desenvolvido pela equipe. “Somos todos voluntários e fazemos visitas porta-a-porta e nosso trabalho é orientar como cuidar de uma pessoa idosa. Falamos sobre nutrição, saúde e os direitos das pessoas”, disse Heloísa.
A equipe do FunBrasil também orientou sobre os serviços gratuitos de exames e consultas disponíveis na Fundação. Já o Procon apresentou o projeto “Cidadão Idoso”, que visa trabalhar em prol dos direitos dos idosos. “Temos um núcleo de proteção e defesa do consumidor idoso especialmente para atender a demanda deste público de forma mais especial”, declarou Mariana Santos, coordenadora do projeto.
Para fechar o ciclo de palestras, uma equipe da Coordenação Geral dos Direitos da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Assistência Social abriu um bate-papo com os presentes no evento e tirou dúvidas sobre como eles podem fazer valer os seus direitos no dia a dia. Em seguida a equipe do curso de Massoterapia do Senac explicou sobre os tipos de massagens que seriam oferecidos aos participantes e encerrou as atividades do dia com momentos de relaxamento.
“São dois anos de projeto e muita luta. O dia de hoje superou nossas expectativas e ficamos satisfeitos com a interação das pessoas. Só temos a agradecer pelas parcerias que conquistamos para que fosse possível a realização da ação este ano”, finalizou Fôlha.