1º Batalhão é destaque em apreensão de armas de fogo

O 1º Batalhão de Polícia Militar vem se destacando na apreensão de armas de fogo durante o policiamento ostensivo neste primeiro semestre de 2013. Segundo dados do Comando de Policiamento da Capital (CPC), a unidade registrou a apreensão de 22 armas somente no mês de abril. De acordo com o comandante do batalhão, major Davi Monteiro, o resultado se dá em consequência da intensificação das ações policiais, com o objetivo de combater a criminalidade nos bairros atendidos pela unidade operacional.

Ainda segundo registros do CPC, o 1º BPM galgou o primeiro lugar na apreensão de armas em abril, que totalizou 22 armas de fogo, seguidos pelo Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), com 12 armas apreendidas e pelo 4º Batalhão e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), com seis armas apreendidas, cada. O resultado corresponde a 32,35% das armas de fogo tiradas de circulação, porcentagem atribuída ao 1º BPM.

De acordo com o major Monteiro, os dados do “Mapa da Violência 2013”, que é um estudo realizado com base em informações sobre mortes causadas por armas de fogo, a partir de parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que o Brasil é líder em mortes por armas de fogo, dentre os 12 países mais populosos do mundo, seguido pelo México. Segundo pesquisa, foram 36.792 homicídios causados por arma de fogo no ano de 2010 no país. Já o México, segundo colocado, registrou 17.561 homicídios por tiros.

“Destaco como positiva a apreensão dessas armas, pois sabemos o que ela representa: que vidas foram poupadas. Continuaremos intensificando as operações e abordagens com foco também na apreensão de drogas, outra problemática que enfrentamos. Nosso objetivo é realizar o nosso trabalho sempre pautado no profissionalismo e na ética, contribuindo com a tranquilidade da população no quesito segurança pública”, frisou o comandante do 1º BPM, reforçando que em apenas um dia, 24 de abril, a unidade registrou a apreensão de dez armas de fogo.
O comandante do 1º BPM ressaltou o trabalho desenvolvido pelos policiais militares, que em circunstâncias adversas mantém o compromisso com a segurança pública e com o bem estar da população alagoana. “Esses homens e mulheres, que estão diuturnamente realizando o patrulhamento e proteção dos cidadãos maceioenses, estão de parabéns. Acredito que o trabalho terá continuidade, e almejamos cada vez mais diminuir esses índices de mortes por armas de fogo”, afirmou o major Monteiro.

Conheça o 1º BPM

Situado no bairro do Vergel do Lago, o 1º Batalhão atende uma área de cobertura de 2,90157 Km2, atuando através das modalidades de policiamento motorizado (viaturas e motocicletas), a pé, ciclístico, além do policiamento comunitário. Atualmente, a unidade operacional é comandada pelo major Davi Monteiro e abrange os bairros da Ponta Verde, Mangabeiras, Pajuçara, Santo Eduardo, Jatiúca, Poço, Jaraguá, Ponta Grossa, Mercado da Produção, Levada, Cambona, Bom Parto, Pontal da Barra, Trapiche da Barra, Vergel do Lago e o centro da capital alagoana.

Sede e contatos do 1º BPM:

Avenida Senador Rui Palmeira, s/n CEP: 57015-430

Vergel do Lago – Maceió/AL

(82) 3315-7334

Oficial de Operações: (82) 8833-4072

Email: 1bpm@pm.al.gov.br

Polícia Militar: 190

Disque Denúncia – Secretaria de Estado da Defesa Social: 181

Fonte: PM/AL

Veja Mais

Deixe um comentário