Categorias: Interior

Subestação é inaugurada em Arapiraca

Subestação é inaugurada em Arapiraca

Divulgação

Divulgação

Um dos principais pleitos da população e dos empresários do Agreste alagoano, a nova subestação de energia do Agreste foi inaugurada, neste domingo (16), com a presença do senador Fernando Collor, do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, do presidente da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco de Almeida, do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros e da prefeita Célia Rocha.

Chamada de Arapiraca III, a nova subestação vai resolver diretamente o problema no fornecimento de energia de 12 municípios do Agreste e Sertão de Alagoas, numa área de 350 mil quilômetros de abrangência, e beneficiar a mais de 600 mil pessoas dessas cidades. De acordo com a Chesf, com a subestação funcionando, é estimada a geração de mais de mil empregos na região.

O senador Fernando Collor destacou o carinho com que a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, tem trabalhado pela cidade e buscado, em Brasília, o apoio necessário para realização dos projetos. “Célia, nós estamos sempre atentos aos pleitos de Arapiraca, para construirmos o desenvolvimento econômico e social da região”, declarou o senador, citando outros projetos como os de urbanização entregues à ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Governo Federal

O senador voltou a lembrar que esta é mais uma ação federal no Estado de Alagoas. “A presidenta Dilma Rousseff tem tido um grande empenho para resolver as demandas de nosso Estado. Só esta semana, aqui estiveram três ministros: o do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e hoje o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão”.

O ministro Edison Lobão, que chegou a Arapiraca no veículo conduzido pelo senador Collor, reforçou que a orientação da presidenta Dilma Rousseff é de que sejam feitos todos os esforços para contemplar a população alagoano com os projetos os quais necessita. “A presidenta tem nos dito que Alagoas merece todos os esforços. E eu sempre recebo as cobranças e pedidos do senador Fernando Collor para que essas ações cheguem ao Estado”, confirmou o ministro.

Subestação Arapiraca III

Collor destacou ainda o potencial energético da subestação. “A população do Agreste contará com fornecimento farto e constante. Com isso, pequenas empresas e residências terão, finalmente, melhor qualidade de vida. Uma necessidade antiga que, agora, torna-se realidade. A nossa Arapiraca entra de vez no cenário para receber grandes investimentos nacionais", considerou Collor.
Em um longo discurso, Célia Rocha agradeceu a confiança da presidente Dilma Rousseff. Ela creditou à bancada federal, principalmente ao senador Fernando Collor de Melo, a conquista da subestação de Arapiraca. A prefeita acredita, ainda, que a cidade não obteve maiores investimentos em virtude das quedas constantes de energia, em um prejuízo estimado de R$ 4,6 milhões para os empresários locais. “Desde 2011, o meu senador Collor não deixou de lutar para consolidar essa dura e árdua conquista. Os empresários de Arapiraca tiveram paciência e, hoje, assistem à conquista de um sonho. Vamos seguir crescendo. O PIB [Produto Interno Bruto] do nosso município também seguirá nesse caminho; Arapiraca está em festa. Os cabos de eletricidades trazem muito mais que energia e a metrópole do futuro sai na frente mais uma vez”, ressaltou a prefeita, lançando, em seguida, Renan como candidato ao governo de Alagoas.

A subestação inaugurada no município recebe o nome de ponto de suprimento. “Atualmente, a operação da subestação funciona acima dos 100%. Acredito que esse investimento resolverá em muito a queda no fornecimento não só em Arapiraca como em outros municípios adjacentes”, explicou Vladimir de Abreu, diretor de Operação da Eletrobras Distruição Alagoas.