Categorias: Maceió

Projeto Vida no Trânsito será lançado em Maceió para reduzir número de acidentes

Cerimônia de lançamento acontece nesta terça-feira (18), na Fits

Devido aos altos números de acidentes de trânsito, será lançado nesta terça-feira (18), em Maceió, o projeto Vida no Trânsito. A ação, que visa fortalecer políticas de prevenção de acidentes e mortes no trânsito, está organizada pela Prefeitura de Maceió, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

O lançamento do projeto acontece a partir das 8 horas, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), no bairro da Cruz das Almas. A ação irá reunir gestores estaduais e municipais envolvidos com a temática do trânsito em Alagoas.

“O projeto recebe recursos do governo federal, através do Fundo Nacional de Saúde, visando implantar ações que contribuam para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito”, explicou o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloy Ianes. Ele destacou, ainda, que o projeto se baseia nos pilares de educação e fiscalização para o trânsito.

A programação prevê ações educativas em escolas das redes estaduais e municipal, além de campanhas para conscientização da população sobre os cuidados no trânsito. “Também iremos reforçar a fiscalização para garantir o cumprimento das Leis de conduta ao dirigir um carro ou guiar uma motocicleta”, ressaltou o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS), Alagoas registrou 905 vítimas fatais de acidentes de trânsito em 2011 e foram notificados 10.240 acidentes no Hospital Geral do Estado (HGE). Em 2012 foram registradas 11.533 ocorrências e em 2013, até o último mês de maio, o HGE atendeu 4.512 vítimas de acidentes de trânsito.

“O Brasil é o 5º País do mundo em número de acidentes de trânsito. Para mudar esta realidade, que afeta a todos, o projeto pretende produzir mudanças importantes na atitude dos motoristas, visando construir um trânsito mais humano e seguro para todos”, evidenciou Eloy Ianes.