Projeto propõe melhoria da educação básica e inclusão produtiva de jovens alagoanos

SeplandeSeplande

Um projeto-piloto voltado para a educação básica com um olhar na inclusão produtiva foi discutido, nesta terça-feira (18), entre o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Janesmar Cavalcanti. Com previsão de atingir aproximadamente mil estudantes, a iniciativa vai incrementar a educação básica das escolas com noções de pesquisa provenientes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), no Sertão alagoano.

Fruto de um diálogo entre a Fapeal e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o interesse em agregar as duas vertentes surgiu depois da verificação das potencialidades dos APLs em Alagoas, de acordo com a presidente Janesmar. “Visualizamos o projeto como uma intervenção positiva que busca a melhoria da qualidade do ensino básico e a qualificação do jovem, e essa aproximação das escolas com os APLs casou perfeitamente”, explica.

Ao longo do primeiro ano de teste, proposto para o projeto-piloto, cursos e oficinas promoverão a disseminação dos conhecimentos gerados dentro dos arranjos. Com sua área de atuação definida para o Agreste alagoano, o plano pretende atender a estudantes integrantes do ensino fundamental, que receberão bolsas de estudo, ofertadas através de editais públicos que passarão pela chancela da Capes. A iniciativa propõe também a inclusão de bolsas de desenvolvimento tecnológico e científico para apoio aos gestores dos APLs.

“Projetos como esse tem identificação direta com a desconcentração da economia trabalhada no Governo do Estado. Com os nossos planos de desenvolvimento, que fazem parte do Programa Alagoas Tem Pressa, buscamos melhorar a vida dos alagoanos. Faremos o que for possível para fazer desse projeto uma realidade, porque sempre defendemos que a inclusão social deveria ser atrelada à produtiva, só assim garantimos oportunidades ao nosso Estado”, relatou o secretário Luiz Otavio Gomes.

A presidente Janesmar ressaltou ainda a importância da secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) para a concretização do projeto. “Desde o início das nossas articulações buscamos esse contato com a Secretaria de Educação. Buscamos o apoio necessário do governo para que esses ideais sejam possíveis, e contamos com a intensificação dessas atuações”, concluiu.

Fonte: Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário