Sessão Especial aborda sobre saúde e qualidade de vida do idoso
Nessa sexta-feira (21.06) a partir das 9h, o plenário da Câmara Municipal de Maceió será o palco das discussões sobre o tema “Saúde e qualidade de vida da pessoa idosa no município de Maceió”, e, também faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização contra a Violência contra a pessoa idosa (15 de junho). A sessão especial foi proposta pela vereadora Fátima Santiago (PP).
A atividade é aberta ao público e destinada aos familiares e cuidadores de idosos; gestores públicos; integrantes dos conselhos municipais e estaduais de saúde, assistência social, defesa do idoso e direitos humanos; além de ativistas e líderes de instituições que defendem os direitos da população idosa.
Na ocasião, terá a presença da assessora técnica Jamili Calixto – representando a Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde – que ministrará uma palestra sobre “Avanços e desafios das políticas de saúde para população idosa no Brasil”. A convidada possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2009) e Especialização em Saúde da Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade do Estado da Bahia (2012), além de ter experiência na área da Saúde Coletiva, em pesquisas e atuação na assistência e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essa é uma ótima oportunidade para obtermos mais informações sobre Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e avaliar as políticas públicas existentes em nossa cidade, para garantir um envelhecimento saudável e ativo. Com o aumento dos índices de envelhecimento populacional no Brasil, a preocupação com o bem estar das pessoas idosas deixou de ser uma exclusividade das famílias, e passou a ser um dever de toda sociedade e governos”, destacou Santiago.
Também acontecerá a entrega coletiva da comenda Dom Fernando Iório Rodrigues destinada às personalidades, instituições nacionais e locais, assim como, idosos e idosas que se destacam em prol dos direitos das pessoas idosas na capital alagoana.
A médica Fátima Santiago integra a Comissão Parlamentar de Defesa dos Idosos, e ao longo da sua trajetória parlamentar apresentou propostas que visam o envelhecimento digno. Dentre as ações, destacam-se: criação do Dia e Semana Municipal de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa; apresentação do Termo de Utilidade Pública para a representação da Pastoral da Pessoa Idosa em Alagoas; instituição da comenda Dom Fernando Iório Rodrigues; e a indicação ao Prefeito Rui Palmeira para que junto com o seu corpo técnico, viabilize estudo para a construção do Centro de Referência em atenção a Saúde da Pessoa Idosa (CRASPI).