Hemoal e Hemoar distribuem camisas em homenagem à Copa

Em campanha para formar um estoque estratégico de sangue que atenda a demanda transfusional nos feriados de São João e São Pedro, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) estão distribuindo camisas em homenagem à Copa das Confederações. Para receber o brinde e torcer pela Seleção Brasileira durante a competição, os voluntários devem realizar suas doações de sangue nas duas unidades, que funcionam respectivamente em Maceió e Arapiraca.

O Hemoal unidade Trapiche funciona na Rua Dr. Jorge de Lima, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 12h. Já o Hemoal Farol, está localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. Quanto ao Hemoar, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Para realizar a doação no Hemoar e no Hemoal, o voluntário deve estar em perfeito estado de saúde, comparecer às unidades portando um documento de identificação com foto, e comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite.

Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

Expectativa – Com a realização da Campanha de Doação de Sangue Junina, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas espera obter doações de sangue suficientes para atender a grande demanda de transfusões. Isso porque, segundo estatística do Centro de Processamento de Dados do Hemoal e Hemoar, durante os feriados de São João e São Pedro a necessidade de sangue aumenta 80% nos hospitais e maternidades do Estado.

“Não bastasse o número de acidentes de trânsito e os feridos por arma branca e de fogo, que aumenta consideravelmente neste período, ainda temos as pessoas que se acidentam com fogos de artifício ou brincando ao redor das fogueiras. Todos estes pacientes necessitam de transfusões de sangue para que possam ter suas vidas salvas. Assim, é necessário contarmos com a solidariedade dos alagoanos, pois o sangue não se fabrica em laboratório e não se compra em farmácias”, ressalta a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, ao assegurar que a doação de sangue não traz riscos à saúde, já que todo material utilizado é descartável.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário