Categorias: Política

Prefeitura abrirá mão de receita para impedir aumento de passagem

Rui faz apelo contra vandalismo em manifestação marcada para hoje.

Alagoas24horas

Prefeito Rui Palmeira

O prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) falou ao Alagoas24horas sobre as manifestações realizadas contra o aumento da passagem na capital e em outras cidades do país. Segundo o prefeito, as manifestações são legítimas, mas o chefe do município fez um apelo contra ações de vandalismo e depredações.

Palmeira confirmou estar negociando com empresários um meio de ‘recompor a situação orçamentária’ do transporte público em Maceió. Rui disse ainda que existem leis municipais excessivas, entre elas a da gratuidade que, na opinião do prefeito, ‘pessoas que não precisam têm direito ao benefício e ainda a um acompanhante’.

Para impedir a elevação da tarifa, o prefeito disse que a prefeitura está disposta a abrir mão de parte da receita do município, mas relata que os empresários precisam dar sua cota de sacrifício.

Licitação

Sobre a aguardada licitação do transporte público, Palmeira confirmou que o TCE vetou o texto em virtude de informações incompletas. “Tinha parte que não condizia com a realidade, que não tinha clareza. Como, por exemplo, em relação à origem e o destino das linhas ou ao número de usuários que irá circular. Um estudo está sendo feito para obter essas informações”, declarou Rui, que disse ainda que a Prefeitura adotou um pacote de medidas para o transporte urbano em Maceió. Entre as ações, Palmeira destaca a reforma de oito terminais e a construção de outros (sem especificar números) e o corredor de transporte semiexclusivo da Fernandes Lima. O prefeito garantiu que o corredor será inaugurado em setembro deste ano.

Mototaxistas

Palmeira também se mostra contrário à ideia de legalização da profissão de mototaxistas. “É impensável a legalização da profissão em Maceió. Moto não é um meio de transporte coletivo. Em algumas cidades a legalização desta profissão é impensável, Maceió é uma delas.”

Governador

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) também se pronunciou sobre os atos de manifestação em Alagoas e no País. Vilela classificou como um avanço e um momento diferente na história da democracia. Ele acredita que o os manifestantes precisam manter a ordem, o respeito e a compreensão para que haja uma interlocução e as demandas sejam atendidas dentro das possibilidades do Estado.

Quanto à manifestação que ocorrerá nesta tarde, o chefe do Executivo alagoano garantiu que a polícia está orientada para manter o comportamento parceiro.

Atualizada às 15h.