Categorias: Cultura

De Jacinto a Tororó:Trem do Forró arrasta multidão para Fernão Velho

A programação completa pode ser conferida no hotsite exclusivo www.saojoaodemaceio.com.br

Yvette Moura/Secom

Yvette Moura/Secom

Um público de mais de duas mil pessoas compareceu na noite desta quinta-feira (20) à abertura do arraial do bairro de Fernão Velho, segundo estimativa da Polícia Militar. A festa teve início ainda em Maceió, com a saída do Trem do Forró da estação central da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Como anfitrião da festa, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, saudou seus convidados na companhia do vice-prefeito Marcelo Palmeira, do presidente da CBTU, Marcelo Aguiar, e do presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira.

A programação completa pode ser conferida no hotsite exclusivo www.saojoaodemaceio.com.br

O primeiro trem saiu da estação por volta das 21h em direção à Fernão Velho ao som do tradicional pé-de-serra tocado por trios de forró. O presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, destacou a importância da abertura simbólica dos arraiais nos bairros, 43 ao todo, que funcionarão até o final do São João em diversos pontos da cidade.

O clima do forró contagiou convidados e os secretários que participaram da noite, entre eles Vinícius Palmeira, a secretária executiva do gabinete do prefeito, Adriana Toledo, Comunicação Social, Clayton Santos, Planejamento, Manoel Messias, Recursos Humanos, Jaelson Gomes, Iluminação Pública, Ib Breda, Companhia de Recursos Humanos, Antonio Moura, e o coordenador da Defesa Civil, Dinário Lemos Junior. A festa também contou com a presença de várias autoridades.

A festa de abertura nesta quinta, no palco montado em Fernão Velho, contou com as apresentações de Zeza Duarte do Coco e Chau do Pife. As atrações levaram o público a dançar mesmo em meio à chuva e atraiu cetenas de moradores, de todas as idades, que curtiram os clássicos da música nordestina.

Em meio ao ritmo contagiante estava dona Maria José, que nasceu e cresceu em Fernão Velho e que nunca deixou de participar das festividades no local. Acompanhada da mãe, marido e filhos, ela se emocionou com os shows e elogiou a estrutura montada pela Prefeitura de Maceió, por meio da FMAC.

Resgate das tradições

O prefeito Rui Palmeira voltou a defender o resgate da tradição do São João. “É importante resgatar essa tradição. Precisamos e vamos valorizar os artistas da terra”. O prefeito ainda brincou afirmando que o balanço do trem talvez pudesse ajudá-lo a dançar.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira também se mostrou animado com a abertura do São João nos bairros e afirmou que o clima junino deve ‘invadir’ todos os bairros da capital, com o quartel-general se instalando em Jaraguá.

O São João de Maceió, que tem como tema “De Jacinto a Tororó, São João é em Maceió”, teve início no dia 7 de junho e prosseguirá até o dia 30. Nesta sexta (21), a festa chega ao arraial central, no bairro de Jaraguá. Vinícius Palmeira destacou a importância ampla e coletiva da população, por meio dos editais, que acreditaram na proposta da Prefeitura de Maceió.

Recentes