Apesar da grande manifestação ocorrida ontem (26) na capital alagoana, uma nova manifestação, agora encabeçada por integrantes da Frente Pelo Passe Livre (FPL) deve acontecer na tarde desta quinta-feira (27), em Maceió.
Segundo integrantes da comissão da FPL, a concentração será na Praça Centenário, a partir das 15h.
Outros quatro protestos foram realizados na capital nas últimas semandas, por melhorias do transporte público, contrária à PEC 37 – derrubada na última terça-feira na Câmara Federal -, contra a corrupção, por melhorias em setores como saúde, educação e segurança pública.
A manifestação de hoje tem como foco o ‘Passe Livre’ para estudantes da rede pública de ensino e desempregados, redução da passagem e melhorias no transporte público, entre outras questões.
PC
Integrantes do Sindicato do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) prometem se juntar ao ato. O Sindpol está convocando a categoria para participar dos protestos organizados pelos estudantes.
Na pauta: o resgate dos serviços essenciais (Saúde, Segurança, Transporte e Educação), o passe livre, o reajuste salarial, as reformas agrária e urbana, a suspensão dos leilões dos petróleos, a auditoria da dívida pública. Os policiais civis também reivindicam que a Proposta de Emenda Constitucional 446/2009, que foi apensada à PEC 300/2008, por meio de uma emenda aglutinativa global, seja aprovada pelo Congresso. A PEC 300/2008 trata da implantação do Piso Nacional dos Policiais Civis, Militares e do Corpo de Bombeiros.
O presidente do Sindpol, Josimar Melo, ressaltou a importância dos protestos e da participação dos movimentos sociais. "A luta é da classe trabalhadora e dos estudantes. Os protestos são legítimos e mostram que a população luta por um país mais justo", defendeu.