Segundo comissão organizadora, este é o 1° ato ‘encabeçado’ pela FPL.
Apesar da grande manifestação ocorrida ontem (26) na capital alagoana, uma nova manifestação, agora encabeçada por integrantes da Frente Pelo Passe Livre (FPL) deve acontecer na tarde desta quinta-feira (27), em Maceió.
Segundo integrantes da comissão da FPL, a concentração será na Praça Centenário, a partir das 15h.
Outros quatro protestos foram realizados na capital nas últimas semandas, por melhorias do transporte público, contrária à PEC 37 – derrubada na última terça-feira na Câmara Federal -, contra a corrupção, por melhorias em setores como saúde, educação e segurança pública.
A manifestação de hoje tem como foco o ‘Passe Livre’ para estudantes da rede pública de ensino e desempregados, redução da passagem e melhorias no transporte público, entre outras questões.
Integrantes do Sindicato do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) prometem se juntar ao ato. O Sindpol está convocando a categoria para participar dos protestos organizados pelos estudantes.
Na pauta: o resgate dos serviços essenciais (Saúde, Segurança, Transporte e Educação), o passe livre, o reajuste salarial, as reformas agrária e urbana, a suspensão dos leilões dos petróleos, a auditoria da dívida pública. Os policiais civis também reivindicam que a Proposta de Emenda Constitucional 446/2009, que foi apensada à PEC 300/2008, por meio de uma emenda aglutinativa global, seja aprovada pelo Congresso. A PEC 300/2008 trata da implantação do Piso Nacional dos Policiais Civis, Militares e do Corpo de Bombeiros.
O presidente do Sindpol, Josimar Melo, ressaltou a importância dos protestos e da participação dos movimentos sociais. "A luta é da classe trabalhadora e dos estudantes. Os protestos são legítimos e mostram que a população luta por um país mais justo", defendeu.