Sistema Penitenciário recebe visita de gestores do IFAL
Representantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) visitarão nesta sexta-feira (28), a partir das 16h, o Núcleo Ressocializador da Capital e o Presídio Feminino Santa Luzia. A visita tem como finalidade conhecer as instalações dos presídios para uma possível parceria para oferta de cursos Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aos privados de liberdade.
Além do reitor e pró-reitor do instituto, diretores do campus de Maceió e Satuba, o coordenador do Pronatec e alguns professores, estarão presentes representantes da Diretoria de Educação, Produção e Laborterapia, Diretoria das Unidades Prisionais, o Comandante de Operações Penitenciárias e os gerentes das unidades visitadas.
O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Através da parceria, reeducandos dos regimes semi-aberto e fechado poderão ser beneficiados com cursos profissionalizantes tanto a distância, como presencial, já que o um dos objetivos do programa é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
Após a visita e discussão, os representantes prestigiarão a festa junina no Núcleo Ressocializador da Capital, que encerra a semana de comemorações juninas nas unidades penitenciárias.