Todos os envolvidos negam participação no esquema.
A diretora da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), delegada Ana Luiza Nogueira, apresentou na manhã desta sexta-feira, dia 28, uma quadrilha desarticulada durante a Operação Delivery. Comandada por um reeducando, a quadrilha especializada em tráfico de drogas, entregava as ‘encomendas’ em bares, hotéis, motéis e também na residência dos usuários.
Segundo a delegada, um homem identificado como Nilton Tomás de Souza, de 48, conhecido como “Coroa”, era o responsável pelas entregas. “As investigações duraram cerca de dois meses e pelo que pudemos constatar cerca de 30 entregas eram feitas por dia. Em finais de semana esse número chegava a 50. A maior parte das entregas era realizada em bares na parte alta cidade.”
Cerca de 15 bares eram pontos de entrega da quadrilha. Os estabelecimentos, situados no José Tenório e Serraria, são frequentados, em sua maioria, por jovens de classe média e são conhecidos como showbares, por conta das frequentes apresentações de bandas ao vivo.
Os envolvidos foram presos entre ontem e hoje, no bairro de Serraria e Conjunto José Tenório após cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Criminal. Ainda segundo a diretora da Deic, os acusados devem responder por tráfico, associação ao tráfico e formação de quadrilha.
Durante as prisões a polícia apreendeu uma quantidade não revelada de cocaína e maconha, uma quantia de cerca de R$ 2 mil em espécie, três carros, uma moto, uma balança de precisão, uma caderneta com nomes de supostos clientes, cartões de crédito e celulares. Um dos telefones móveis foi encontrado durante revista na cela do reeducando Ialex Costa Viana, de 28 anos, apontado como líder do tráfico. Outros 22 chips de diversas operadoras também foram encontrados na cela. O reeducando cumpre pena por assalto. Segundo Nogueira, ele é considerado de ‘alta periculosidade’ e tem participação em roubo de carga, roubo a banco e homicídios. “Nós temos registros de uma ligação dele, onde ordena a morte de uma pessoa, graças à interceptação conseguimos evitar o assassinato. Era dele que partiam as ordens para quadrilha”, declarou ao delegada.
Uma menor de 17 anos que tem um relacionamento amoroso com Ialex foi apreendida. A menor é apontada como garota de programa e sua participação era a de angariar ‘novos clientes’, por isso sua presença era tão comum em bares, restaurantes, hotéis e até motéis que agora são investigados pela polícia.
Uma mulher identificada como Simone Santos Duarte Oliveira, de 25 anos, que dividia apartamento com a menor, também foi detida. Sua participação no bando era a mesma da adolescente.
Também foram capturados Thiago Ítalo Abreu Lemos, de 29 anos, dono de um dos bares. Na versão da polícia, Thiago – conhecido como ‘Barão’ – tinha conhecimento de que seu estabelecimento era usado como ponto de tráfico. José Teixeira Cavalcante e Ivaldo Lopes Pimentel Neto, ambos de 35 anos, são apontados como facilitadores.
Os veículos apreendidos seriam dos próprios integrantes do bando e não possuem queixa de roubo. Um Fiat Uno, um Ford Ka, uma motocicleta e também um Pálio teriam sido comprados com o dinheiro do tráfico. Este último foi comprado na semana passada, em dinheiro e à vista.
Com relação aos estabelecimentos comerciais, a delegada confirmou que o fechamento deles fica a encargo da Justiça.
Todos os envolvidos negam participação no esquema.
As contas bancárias dos integrantes do bando serão rastreadas para saber como este dinheiro era lavado e se há a participação de outros envolvidos.