Parceiros, instituições financeiras e setoriais explanaram o atual panorama do Programa no Estado.
Após uma semana de atividades, o treinamento de gestores, promovido pelo Programa de Arranjos Produtivos locais (PAPL), foi encerrado nesta sexta-feira (28), no Sebrae/AL. Os novos gestores contratados até o momento puderam interagir com entidades parceiras e instituições que integram o Programa, além de alinharem conhecimentos para a promoção de ações destinadas aos APLs.
De acordo com a diretora de APLs da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Geanne Daniella, o objetivo do evento foi alcançado com sucesso. "O nosso intuito era promover a integração dos gestores com todo o sistema funcional do PAPL e foi importante verificar que todos compareceram, debateram, participaram. Apenas cinco dos gestores atuais já trabalharam com o Programa, daí a necessidade desse treinamento", relatou.
Desde a última terça-feira (25), os gestores tiveram contato com projetos como o Alagoas para Alagoanos, tocado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur); Alagoas mais Peixe, em que a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) está à frente; fitoterápicos, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); além de uma apresentação da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), sobre os APLs e as cadeias produtivas em Alagoas.
Professores das Universidades Federal de Alagoas (Ufal) e Estadual de Alagoas (Uneal) também compareceram ao evento proferindo palestras com o objetivo de explanar as mais atuais táticas de gestão focadas em microempreendimento. Instituições financeiras como o Banco do Brasil (BB), a Caixa Econômica Federal e a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas apresentaram suas linhas de crédito voltadas para arranjos.
“Além da expertise que cada um tem, já que eles foram selecionados em um edital competitivo, é importante que os gestores tenham conhecimento do que o Programa e o Estado podem oferecer para o melhor andamento das ações que eles vão desenvolver em cada região. Aqui eles tiveram essa oportunidade e aproveitaram ao máximo, tirando suas dúvidas com os palestrantes e antecipando uma convivência com todos que fazem parte do PAPL”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial, Michael Chinelato.
No comando do APL Piscicultura no Delta do São Francisco desde a sua primeira seleção, em 2004, Miguel Alencar garantiu que o balanço dessa semana foi positivo. “O que antes nós tivemos que aprender ao longo da gestão, tanto sobre o Estado quanto sobre o trabalho que vamos enfrentar, os novos gestores estão tendo a oportunidade de obter esse conhecimento de forma preliminar. Ganhamos etapas, otimizando o trabalho”, ressaltou.
Para os próximos passos o PAPL reserva oficinas de planejamento estratégico dos arranjos para o mês de agosto. Essa iniciativa vai servir como subsídio para a rodada de negócios do Programa, que acontece em novembro, e tem como objetivo pactuar as demandas e recursos apontados. O PAPL é coordenado pelo Governo do Estado, através da Seplande, em parceria com o Sebrae.