Categorias: Brasil

Governador de Sergipe realiza cirurgia e retira tumor

Segundo Boletim médico, Déda está em recuperação na UTI. Câncer foi diagnosticado há oito meses.

G1

G1

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), retirou um tumor através de uma cirurgia, em decorrência de um câncer no estômago, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo o secretário Adjunto de Comunicação do Estado, Sales Neto, a extração ocorreu por volta das 7h deste sábado (29).
Após a cirurgia, o hospital divulgou o boletim médico com o resultado da cirurgia do governador. Segundo o documento, Marcelo Déda, foi submetido pelo Professor Dr. Raul Cutait e equipe, a uma cirurgia abdominal, onde foi removido um tumor gastrointestinal.

Ainda de acordo com o Boletim, o procedimento ocorreu bem e Déda se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com uma condição clínica estável. O governador está sendo assistido pelas equipes dos Profs. Drs. Paulo Hoff, RaulCutait e Kalil Filho.

Desde a descoberta do câncer, há oito meses, o governador se submete a sessões de quimioterapia. No início do mês, Déda havia finalizado 10 sessões de radioterapia e ganhado peso com ajuda de suplementação nutricional, que realizou para o tratamento da neoplasia gastrointestinal.
Marcelo Déda está afastado do comando do Governo do Estado desde o dia 27 de maio. Neste período, o vice-governador, Jackson Barreto (PMDB), ocupa a função de governador em exercício de Sergipe

Mensagem do Governador

Nesta última sexta-feira (28), Déda gravou uma mensagem a população, pedindo por orações e ajuda ao governador em exercício, para que ele administre o Estado com êxito nestes dias em que está tratado da saúde. Internado há 32 dias.

“Queridos sergipanos e sergipanas, aqui quem fala é o seu governador Marcelo Déda. Estou gravando esta mensagem na noite de São Pedro, tão comemorada e festejada pela nossa gente, como homem público e governador. É meu dever ser transparente, sincero e honesto com todos os sergipanos que confiaram em mim para dirigir os seus destinos. Por isso, aqui do hospital Sírio Libanês, cabe-me comunicar ao povo de Sergipe que amanhã, sábado, dia 29 de junho, às 7h da manhã, estarei entrando em sala de cirurgia para poder realizar uma operação.

A operação que realizarei é de extração do baço, é uma cirurgia complexa, mas uma cirurgia para qual me encontro clinicamente preparado. Os meus médicos, as equipes que acompanham meu tratamento estudaram meu caso ao longo da última semana e chegaram às conclusões que reúno condições bastantes propícias para realizar a cirurgia com êxito, realizar um bom pós-operatório, realizar uma boa recuperação e poder receber alta e voltar para minha terra. Ao dirigir-me a vocês, peço como sempre, a sua fé, a solidariedade, o amor que vocês têm dedicado a este seu governador, a este seu conterrâneo. Aos sergipanos de todas as religiões, eu peço que dirijam uma palavra a Deus na forma da sua fé para que ele esteja comigo durante toda cirurgia e no processo de recuperação.

Tenho fé em Deus e acredito na equipe médica que me acompanha, estou animado de que conseguirei vencer mais esse desafio. Amanhã (29) é dia de São Pedro, e eu sei que o senhor São Pedro vai estar ao meu lado ajudando os médicos do mesmo modo como curou a doença da sogra, como nos ensinou no evangelho, ele receberá permissão de Jesus para, no seu dia, guiar as mãos dos médicos, a inteligência dos técnicos e de todos que participarão da cirurgia para que eu possa ter êxito e depois ter uma boa recuperação.

No mais, queiram receber o meu abraço, não acreditem em boatos, não deem ouvidos a pessoas maldosas, que agem como urubus, torcendo sempre pelo pior. Não tenham dúvida, o hospital Sírio Libanês e a Secretaria de Comunicação de Sergipe editarão boletins, dando pleno conhecimento do meu estado de saúde a todo povo de Sergipe.

Para vocês o meu abraço, o desejo de um feliz São Pedro e, mais uma vez, o pedido do fundo do coração: ajudem o vice-governador Jackson Barreto a me substituir com êxito nesses dias em que estou tratando de minha saúde. Peço aos meus conterrâneos que apoiem o vice-governador Jackson Barreto na sua grande responsabilidade de conduzir o estado de Sergipe durante este período que me encontro em São Paulo tratando da minha saúde. Jackson é um amigo querido e companheiro leal. É, sobretudo, um homem que tem o coração voltado para o povo sergipano e em especial para os mais pobres. Deem as mãos a Jackson para que ele consiga realizar as tarefas que nós dois planejamos. Neste momento, a união dos sergipanos e a união do governo são fundamentais para que eu possa estar em São Paulo tranquilo de que as nossas metas serão cumpridas. Vamos afastar as crises, as fofocas, vamos deixar de lado as ambições mesquinhas, vamos fazer aquilo que é a razão de ser do nosso governo: todos juntos e unidos para executar um programa de governo transformador, progressista para nossa terra.

Fiquem vocês, meus amigos e amigas, certos que no sábado pela manhã estarei entrando na sala de cirurgia com o coração cheio de fé, com confiança, com ânimo e moral elevados de que tudo vai dar certo.

E não deixem de orar por mim, não me esqueçam um só minuto. Você que é evangélico, espírita, das religiões afro-brasileiras, que é católico, apostólico, romano, como eu, me ponha nas suas orações. Você que não tem religião, faça um pensamento positivo. Sergipe unido em oração com os olhos e o coração voltados para Deus é a grande garantia que eu tenho de que vencerei mais esse desafio e que, em breve, estaremos todos juntos, trabalhando por aquilo que é a minha principal bandeira: fazer de Sergipe um estado cada vez mais justo e de seu povo um povo cada vez mais feliz. Que Deus nos proteja. Muito obrigado.”