Categorias: Economia

Adeal lança nesta segunda campanha contra aftosa

Criadores alagoanos têm até o dia 31 de julho para vacinar seus rebanhos de bovinos e bubalinos

O diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas, Marcelo Lima, confirmou nesta sexta-feira (28), durante entrevista ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, que a campanha de vacinação contra a febre aftosa será lançada nesta segunda-feira (1º), às 10 horas, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

De acordo com Lima, Alagoas lança a campanha este ano de forma excepcional. “Por causa dos efeitos da seca, lançaremos excepcionalmente a campanha contra aftosa no dia 1º de julho a pedido dos próprios produtores e, posteriormente, levamos esse pleito a Brasília. Antes, as campanhas eram lançadas no mês de maio”, lembrou o gestor.

Dessa forma, acrescentou Lima, a Adeal inicia na próxima segunda-feira a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2013 e assim os criadores alagoanos têm até o dia 31 de julho para vacinar seus rebanhos de bovinos e bubalinos.

Na última etapa da campanha de vacinação, realizada em novembro do ano passado, receberam a dose antiaftosa 1.247.131 animais (bovinos e bubalinos), resultando numa cobertura vacinal de 96,13%. “Um índice interessante é que na campanha passada nenhum município ficou abaixo da média estabelecida”, destacou Lima.

Para a campanha de vacinação contra a febre aftosa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recomenda um índice de cobertura vacinal de 80% do rebanho. O órgão de defesa alerta aos criadores que, após efetuar a vacinação do rebanho, a declaração deve ser feita nos diversos escritórios da Adeal espalhados por Alagoas onde o estabelecimento rural está localizado. O prazo será encerrado 15 dias após o término da etapa de vacinação.

Marcelo Lima destacou também que até o fim deste ano, Alagoas deverá acelerar o processo para alcançar o estágio de Zona Livre da Aftosa com vacinação. “Para isso, a 1ª etapa para o Estado chegar a esse índice foi a fase da Sorologia e o Estado teve 100% da análise aprovada pelo Ministério. Agora já começamos o encaminhamento da próximas etapas e uma delas é a implantação da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (GTA), com a qual contamos com a importante parceria das prefeituras”, informou.

“As prefeituras serão fundamentais neste processo da implantação da nova GTA eletrônica”, ressalta Lima. Sobre os quatro dos 28 itens que passaram por recente avaliação do Ministério da Agricultura, o diretor-presidente da Adeal explicou que na última quinta-feira (27) se reuniu com representantes do Ministério e ficou repactuado que até a próxima terça-feira (2), por meio de videoconferência, o Estado atualizará os dados pendentes.

“O que houve foram problemas de cunho administrativo que envolviam questões ligadas à Lei de Responsabilidade Fiscal que serão devidamente resolvidos até a próxima terça-feira”, garantiu Marcelo Lima. A febre aftosa é umas das maiores preocupações da agropecuária. Altamente contagiosa, a doença atinge animais de cascos bipartidos e é responsável pelos maiores prejuízos no setor. As campanhas de vacinação fazem parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa e são itens obrigatórios para criadores de bovinos e bubalinos.