Bernard foi um dos talismãs de Felipão durante a Copa das Confederações.
Um dos destaques de Felipão na campanha do Brasil na campanha da Copa das Confederações, Bernard está de volta ao Atlético-MG. O meia-atacante se reapresenta nesta segunda-feira ao clube, mas já inicia a contagem regressiva para deixá-lo.A revelação alvinegra está cada vez mais próxima de se transferir para o Porto.
Desejado também pelo Shakhtar Donetsk e pelo Tottenham, o jogador de 20 anos tem uma fatia de seus direitos econômicos presa ao banco BMG, principal patrocinador atleticano e parceiro de longa data dos brasileiros.
A empresa do ex-presidente do Galo, Ricardo Guimarães, conta também com um acordo comercial de colaboração em diversas áreas com o Porto.
Segundo informações obtidas pelo ESPN.com.br, em uma das cláusulas do contrato assinado entre as partes é ressaltada que "toda e qualquer negociação envolvendo possíveis reforços para os portugueses no Brasil tem de passar pelo BMG". Mais recentemente, o banco esteve ao lado do time nas conversas para a contratação do volante Fernando, ex-Grêmio, porém, foi batido pelo Shakhtar.
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, possui boa relação com o diretor-geral do Porto, Antero Henrique, e já informou que Bernard não deixará a equipe por menos de 25 milhões de euros (R$ 71 milhões). O representante dos europeus tenta reduzir a pedida para 18 milhões de euros (R$ 51 milhões).
O interesse do clube no meia da seleção brasileira foi revelado ainda no mês passado pelo vice-presidente do rival Benfica, Rui Gomes da Silva.
Na oportunidade, ele comentou que seria melhor deixar claro que "Bernard e Fernando são desejados pelo Porto para depois não dizerem que o Benfica os queria" e acrescentou que "as conversas por Bernard estavam sendo conduzidas com a ajuda do BMG".
Hissa Elias Moysés, consultor do banco mineiro na área esportiva, é primo do presidente alvinegro Alexandre Kalil.
No próximo mês de setembro, o Porto irá inaugurar o seu novo museu, construído com o apoio financeiro do BMG e que, conforme revelado na semana passada, se chamará ‘Museu do F.C. Porto by BMG’.
Ainda no fim do ano passado, os atuais campeões portugueses chegaram a conversar com os parceiros brasileiros a respeito da possível compra do time pertencente à empresa no interior mineiro, o Coimbra, para funcionar como uma espécie de satélite no Brasil. Eles já estiveram juntos também na negociação de atletas como o ex-santista Danilo.
Durante a Copa das Confederações, Bernard foi proibido pelo presidente Alexandre Kalil de dar entrevistas sobre o seu futuro.