Longe da luta pela pole, Ferrari arrisca e larga com pneus mais duros; Felipe Massa supera Fernando Alonso e é o sétimo do grid em Nurburgring
Lewis Hamilton desbancou Sebastian Vettel e os problemas de acerto que sofreu durante os treinos livres e marcou sua segunda pole consecutiva na temporada. O inglês sai na frente do alemão no GP da Alemanha de Fórmula 1, com Mark Webber em terceiro. Com a Ferrari adotando uma estratégia diferente e fazendo seu melhor tempo com os pneus médios, Felipe Massa superou Fernando Alonso e larga em sétimo. A grande surpresa do treino foi Nico Rosberg, que foi eliminado no Q2 e larga em 11º.
A grande diferença de performance entre os compostos fez com que a maioria das equipes já começasse o treino com os pneus macios, incluindo a Ferrari e a Lotus. Mais confiantes, a Mercedes e a Red Bull iniciaram a sessão da maneira tradicional, com o composto mais lento.
Após as primeiras voltas, Kimi Raikkonen foi o mais rápido, à frente de Fernando Alonso, Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton, os únicos quatro que logo voltaram aos boxes. Na zona da degola, Valtteri Bottas e, surpreendentemente e Sergio Perez estavam fora do Q2 ao lado dos pilotos das equipes nanicas.
Fazendo uma segunda tentativa, Felipe Massa pulou para primeiro, enquanto Perez só conseguiu se livrar da 18ª posição no grid após o cronômetro zerar, escapando por menos de dois décimos. No final, sobrou para a dupla da Williams, com Bottas à frente de Maldonado pela sexta vez em nove etapas. Charles Pic, Jules Bianchi, Giedo van der Garde e Max Chilton completaram as últimas posições do grid.
Na segunda parte da classificação, todos colocaram os compostos macios e as Mercedes e Red Bull passaram a dominar. A vantagem era tamanha que Vettel e Webber só foram à pista com cerca de 6min30 para o final da sessão, fazendo apenas uma tentativa no Q2 para se garantir. O alemão fez o melhor tempo, com Hamilton em segundo, Wwbber em terceiro e Rosberg em quarto.
Com Ferrari e Lotus razoavelmente tranquilas, apesar de terem se sentido obrigadas a fazer uma segunda tentativa, ficando com apenas um jogo de pneus macios novo para o Q3, a briga ficou entre Force India e Toro Rosso pelas duas últimas vagas na última parte da classificação. Quem chamou a atenção foi a Sauber, que evoluiu em relação às últimas provas e chegou a figurar no top 10.
Após as segundas tentativas, com pneus macios novos, Massa novamente ficou na ponta, logo à frente de Raikkonen que, em sua última volta, eliminou Rosberg, que arriscara fazer apenas uma tentativa. O alemão acabou ficando de fora do Q3 junto de Di Resta, Perez, Gutierrez, Sutil e Vergne. Com isso, as Force India caíram, dando lugar à Toro Rosso de Ricciardo, à Sauber de Gutierrez e à McLaren de Button na parte final do treino.
No início do Q3, as Ferrari optaram por abrir a volta e retornar aos boxes sem tempo marcado, mesma opção de Ricciardo, enquanto Hulkenberg escolheu não ir à pista. Na ponta, Hamilton fez o melhor tempo, menos de um décimo mais rápido que Vettel, seguido por Raikkonen, Webber e Grosjean.
Fora da luta pela pole, a Ferrari optou por fazer sua melhor volta de classificação com os pneus médios e largar com o composto mais lento e durável. Alonso e Massa conseguiram guardar um jogo dos pneus macios e o brasileiro larga à frente do espanhol pela terceira vez no ano, em sétimo. Ambos ficaram atrás da Toro Rosso de Ricciardo.
Na ponta, a luta da pole foi quente, com Vettel marcando o melhor tempo e sendo destronado por Hamilton no último instante, por pouco mais de um décimo. Webber larga em terceiro, ao lado de Raikkonen, com Grosjean em quinto.
O Grande Prêmio da Alemanha tem largada marcada para as 9h da manhã deste domingo, no horário de Brasília.