Vitória por 5 a 0 sobre o Atlético-GO deixa time muito perto das oitavas de final da Copa do Brasil.
O Cruzeiro deu um passo importante para obter um feito que não consegue desde 2006: chegar à quarta fase da Copa Brasil. Isto porque o time venceu o Atlético-GO por 5 a 0, na noite desta terça-feira, no Mineirão, com gols de Diego Souza, Vinícius Araújo, Dedé, Éverton Ribeiro e Egídio, e agora disputa o jogo de volta, em Goiás, podendo ser derrotado por até quatro gols de diferença, que ainda assim garante vagas nas oitavas de final da competição, fase em que entram as equipes com passagem pela Taça Libertadores deste ano.
Esta foi a décima partida do Cruzeiro no Mineirão, desde que ele foi reaberto, em fevereiro deste ano, e a décima vitória azul. O triunfo desta terça foi tranquilo e merecido. O Atlético-GO teve apenas lampejos durante o jogo, mas nada que ameaçasse a soberania do time mineiro nem a tranquilidade do goleiro Fábio. Com um começo arrasador, de toque de bola preciso e veloz, a Raposa envolveu completamente o Dragão, que não encontrou alternativas para sair do domínio azul e criar lances de perigo. Acompanharam o passeio cruzeirense 12.403 torcedores, sendo que deste total, 11.317 pagaram ingresso. A renda foi de R$ 411.540.
A partida de volta está marcada para quarta-feira da semana que vem, às 19h30m (de Brasília), no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Antes, os times voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. Pela Série A, o Cruzeiro recebe o Náutico, no Mineirão, às 18h30m de domingo. Pela Série B, o Atlético-GO, joga sexta-feira, às 21h, em casa. O adversário é o Figueirense.
Passeio azul
O jogo começou movimentado. Os times não precisaram dos minutos iniciais para se estudar, como acontece na maioria das partidas, e foram logo para o ataque. O Atlético-GO já tinha perdido uma boa chance com Ernandes, quando Diego Souza abriu o placar para o Cruzeiro, aos nove minutos. O meia recebeu na área e girou para bater e marcar. Os jogadores do time goiano reclamaram muito, já que o goleiro Márcio havia levado uma pancada na cabeça segundos antes, após cortar cruzamento e trombar com o companheiro Artur. Mas o jogo seguiu e os mineiros aproveitaram para marcar.Com o placar aberto, a partida seguiu em ritmo acelerado no Mineirão. O Dragão incomodava a Raposa em lances esporádicos, mas o Cruzeiro tomou as rédeas do jogo totalmente para si, comandado por Diego Souza, que fazia uma excelente partida. A pressão cruzeirense era tanta que o segundo gol saiu aos 31 minutos, com Vinícius Araújo. Souza cobrou falta na cabeça do jovem atacante, que, com um leve toque, desviou de Márcio para ampliar a vantagem no Mineirão.
O Atlético-GO se desmontou em campo. Nervoso, o Dragão passou a errar muitos passes e o jogo ficou fácil para o Cruzeiro, que tocando a bola com rapidez e se movimentando muito bem, envolveu completamente o adversário. A equipe azul chegou ao terceiro gol, ainda no primeiro tempo, mais uma vez numa jogada de bola parada. Egídio cobrou falta com precisão, na cabeça de Dedé, que subiu mais alto que a zaga para fazer mais um. Com 3 a 0 a seu favor, o Cruzeiro deixou o gramado ao fim do primeiro tempo sob muitos aplausos da torcida.
Mão cheia no Mineirão
Com três gols de desvantagem no placar, ao Atlético-GO não restava outra opção a não ser atacar. O técnico Renê Simões mandou Juninho e Robston para o jogo, nos lugares de Pipico e Jorginho. O time goiano até esboçou uma reação, com alguns lances perigosos de ataque, mas quem mexeu no placar novamente foi o Cruzeiro. Egídio cruzou na área, Vinícius Araújo e Márcio subiram para disputar a bola, que sobrou livre para Éverton Ribeiro empurrar para o gol vazio e fazer o quarto, aos 12 minutos.
O restante do jogo foi morno. Com a vitória garantida e a classificação para as oitavas da Copa do Brasil praticamente assegurada, o Cruzeiro fez o tempo passar, tocando a bola sem correr riscos. Mesmo assim, com o placar dilatado, o zagueiro Bruno Rodrigo conseguiu achar motivos para dar entrada dura em João Paulo para acabar expulso, direto.
Ainda assim, o time conseguiu fazer mais um. E que golaço! Aos 30 minutos, Egídio ganhou a bola de Diego Campos, avançou pela esquerda e mandou a bomba. A bola entrou na gaveta de Márcio, que se esticou todo, mas nada pôde fazer.
A enorme vantagem obtida no Mineirão deixou o Cruzeiro com um pé na próxima fase. Ao Atlético-GO resta lutar muito para conseguir o milagre de reverter uma desvantagem de cinco gols diante de um adversário muito superior.