Categorias: Interior

Prefeitura estuda criar Comissão Permanente de São João

Querendo aumentar esse número de pessoas que vêm ao município neste período

Ascom Arapiraca

Ascom Arapiraca

Os festejos juninos deste ano se encerraram, mas a Prefeitura de Arapiraca já pensa em fazer do São João da cidade algo ainda maior. Com festa em todo lugar, centenas de turistas vieram até os polos culturais instalados tanto na periferia como na área central.

Querendo aumentar esse número de pessoas que vêm ao município neste período, a prefeita Célia Rocha (PTB) e o vice Yale Fernandes (PMDB) estão estudando formas para alavancar este resgate feito todos os anos, como a criação de uma comissão permanente do São João.

“A cada São João, estamos trazendo um diferencial grande: o envolvimento das comunidades durante os arraiais que participam do Concurso de Resgate às Tradições Juninas. Foi lindo o que fez a campeã Forró na Roça, da Vila São Francisco, criando uma belíssima cidade cenográfica a retratar a nossa Arapiraca da década de 1950”, diz Célia Rocha, enfatizando que o município tem o maior São João comunitário do Nordeste.

As ações não pararam por aí. Neste mês de junho, as secretarias Municipais de Cultura e Turismo (Sectur) e de Indústria, Comércio e Serviços (Semics) e a Coordenadoria de Comunicação se mobilizaram e, com os esforços da prefeita, realizaram o maior São João de Alagoas, com concursos “Minha Loja, Meu Arraiá”, de arraiais, de fotos e de quadrilhas matutas e estilizadas, o lançamento de um hotsite e um Flickr, o Arraiá do Servidor, as apresentações de artistas da terra no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves e shows de bandas de renome nacional no Lago da Perucaba, além do projeto Cultura na Praça, com o mestre Afrísio Acácio.

“Abrimos espaços para muitos músicos arapiraquenses e é papel da prefeitura fomentar os artistas neste momento, oportunizando também grandes palcos”, comenta Yale Fernandes, a ressaltar que das 15 atrações do Lago da Perucaba, 10 delas eram de Arapiraca.

Segundo ele, o município virou referência neste quesito. “Somos uma grande vitrine! Nossa cidade abre cada vez mais portas para os artistas locais e eles investem mais em si para poder melhorar musicalmente e ficar em evidência”, pontua o vice-prefeito.

Uma prova disto é o fato de as bandas, que se apresentaram na megaestrutura montada às margens do Lago da Perucaba, gravarem e lançarem CDs e DVDS, a exemplo da Cavaleiros do Forró e Raphael e Gabriel e as arapiraquenses Fascínio, Táxi Lunar e Forró do Tchê – esta última fazendo um registro que deve virar documentário.

Yale Fernandes ainda colocou que a prefeitura está estudando criar uma comissão permanente de São João, a fim de que haja um melhor acompanhamento e execução das ações culturais durante o período de mais importância no Nordeste para que, desta forma, Arapiraca seja a terceira cidade do forró do Brasil.

“Com esta comissão, começaremos os trabalhos no ritmo dos ensaios das quadrilhas, sempre juntos, galgando uma festa bonita, turística e de família, cada vez maior”, conclui a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Tânia Santos.