Desde dezembro de 2012, os profissionais atuam diminuindo o tempo resposta em chamadas de emergência
Com o objetivo de diminuir o tempo resposta no atendimento a vítimas graves, os motossocorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atuam em Maceió e Arapiraca desde dezembro de 2012. Os técnicos de enfermagem foram treinados especificamente para realizar atendimentos de emergência por meio de motolâncias.
Com o veículo, os profissionais podem enfrentar o trânsito com mais agilidade garantido um primeiro atendimento imediato. Eles estabilizam o paciente e isolam o local da ocorrência, garantindo a segurança do paciente e da equipe, até a chegada de uma Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (UBS).
Segundo o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, o principal objetivo da motolância é chegar rápido ao local. O serviço conta com sete técnicos de enfermagem, sendo quatro da Central Maceió e mais três da Central Arapiraca, que trabalham das 7h às 19h, durante todos os dias da semana, inclusive nos feriados.
O gerente destacou ainda que, por razões de segurança, as motos não realizam atendimento no horário noturno e em dias chuvosos. “A segurança dos nossos socorristas é muito importante, por isso todos recebem, além de um rigoroso treinamento, todos os equipamentos de proteção individual para que os riscos da atividade sejam minimizados”, disse.
De acordo com dados do setor de estatística do Samu, apenas em Maceió, os motossocorristas participaram de 293 atendimentos nos últimos seis meses. “Esses números representam vidas que foram salvas e o acerto do Governo do Estado em investir nesta nova forma de tratar a urgência e emergência”, ressaltou a superintendente de Atenção à Saúde, Maria Aparecida Auto.