A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) realizou nesta quinta-feira (18), a segunda etapa de fiscalização dos carros-pipa.
A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) realizou nesta quinta-feira (18), a segunda etapa de fiscalização dos carros-pipa. A operação aconteceu em conjunto com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), com o objetivo de autuar os carros que estivessem obstruindo o passeio público e estacionando em lugares impróprios.
Segundo a coordenação geral de fiscalização da Sempma, a ficalização foi uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPE) visando limitar a emissão de ruídos. A operação aconteceu nas áreas mistas (residenciais e comerciais) da capital alagoana que, segundo o coordenador geral de fiscalização da Sempma, José Soares, a altura máxima é de 55 dB(A) diurno e 50 dB(A) noturno.
“O trabalho realizado foi satisfatório, pois, conseguimos identificar duas empresas usando motores estacionários, provocando ruídos acima dos valores preconizados de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, esclareceu o coordenador de fiscalização da Sempma, José Soares.
As duas empresas autuadas estavam com os carros-pipa estacionados no bairro da Ponta Verde. A equipe de fiscalização mediu a intensidade do som de um dos veículos, no qual a vibração sonora chegava a 85 dB(A), portanto, acima do permitido.
Além dessas infrações, os fiscais da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente identificaram outras irregularidades no mesmo bairro: os escapamentos dos geradores de energia dos prédios que provocam poluções sonoras e atmosféricas nas calçadas.
O fiscal da Sempma, Júlio Dias, disse que para não prejudicar tanto a população, a forma mais adequada é colocar um bojo nos escapamentos, que reduz os ruídos sonoros e a poluição do ar. De acordo com a equipe de fiscalização geral da Sempma, uma operação específica para essa infração será realizada, porém, uma data ainda será definida.