Categorias: Futebol

Barça convoca coletiva, e imprensa crava saída do técnico Tito Vilanova

Diário 'Sport' afirma que tumor contraído pelo técnico catalão reapareceu.

Globo.com

Tito Vilanova

Através do presidente Sandro Rosell e do diretor-esportivo Andoni Zubizarreta, o Barcelona convocou uma entrevista coletiva para a noite desta sexta-feira (15h30m de Brasília) em que deverá anunciar a saída de Tito Vilanova do comando técnico do time. A informação é do diário catalão "Sport", que estampa em sua página oficial a notícia que promete abalar as estruturas do futebol europeu. Minutos depois, o jornal "Mundo Deportivo", também da Catalunha, confirmou a história.

Segundo a publicação, o motivo da mudança de comando seria uma recaída na grave doença que Tito sofre há algum tempo. Neste ano, o treinador passou meses nos Estados Unidos para cuidar de de um tumor na glândula parótida e não estaria apto para exercer a profissão – inclusive teria apresentado o pedido de demissão nesta tarde. O primeiro candidato a substituí-lo viria do próprio clube, como ocorreu no processo de Pep Guardiola: Joan Francesc Ferrer, conhecido como Rubi, recém incorporado ao staff técnico.

No dia 22 de novembro de 2011, Vilanova passou por uma cirurgia de cerca de dez horas para a retirada do tumor. O processo cirúrgico foi feito com êxito e os médicos garantiram que o espanhol poderia voltar a viver uma vida normal. O médico Ricard Pruna Pruna chegou a assegurar que via o paciente "fantasticamente bem".

Em dezembro de 2012, porém, Tito Vilanova sofreu a primeira recaída. Na ocasião, tratou de tranquilizar torcedores e membros do clube: "o cisto é em lugar diferente e mais fácil de tratar", disse à época. Ainda assim, passou três meses em Nova York para tratar da doença – foi substitutído no período pelo auxiliar Jordi Roura. Em maio, fez uma nova viagem aos Estados Unidos para verificar a evolução do tratamento.