Goleiro é o destaque do primeiro triunfo do Tricolor do Vale como visitante na Série B deste ano.
A noite desta sexta-feira foi toda do goleiro Saulo. Grande nome do Guará no duelo contra o São Caetano, disputado no estádio Anacleto Campanella, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o camisa 1 do Garça foi o responsável por segurar o ataque do Azulão e manter o 1 a 0 a favor dos visitantes no placar. O resultado levou o Tricolor do Vale aos dez pontos, já fora da zona de rebaixamento. A equipe do ABC paulista, porém, permanece com dez pontos e agora mais próximo da degola do torneio.
Com uma postura defensiva mais eficiente, e mortal nos contra-ataques, o Guaratinguetá suou, mas conseguiu conquistar seu primeiro triunfo como visitante na Segundona deste ano. Já o Azulão mostrou pouca criatividade na armação e não soube buscar espaços na retranca do adversário.
Ainda teve espaço para um lance da série Inacreditável Futebol Clube. Aos 31 minutos do segundo tempo, Juninho puxou contra-ataque do Guará. Apesar de ter dois companheiros livres na grande área, o meia tentou disputa individual contra Rafael Santos. Após tentar driblar o goleiro do São Caetano, ele arriscou chute, que foi desviado pelo rival, para desespero dos outros dois atletas do Guaratinguetá.
Na próxima rodada, o Guaratinguetá recebe o Palmeiras no estádio Dario Rodrigues Leite, no sábado, às 16h20m (horário de Brasília). No mesmo dia, mas às 21h, o São Caetano viaja até Florianópolis para encarar o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli.
Saulo mantém Guará em vantagem
Donos de campanhas irregulares na Série B deste ano, São Caetano e Guaratinguetá entraram em campo determinados a mudar seus destinos na competição. A primeira grande foi dos donos da casa. Jael foi lançado em velocidade e, dentro da grande área, tocou por cima de Saulo. A bola tocou caprichosamente na trave direita e saiu.
A resposta do Guará foi imediata e em grande estilo. Aos 16, Moacir bateu cruzado da esquerda e obrigou Rafael Santos a fazer boa defesa. No rebote, Moacir cruzou rasteiro e Renato Peixe apareceu livre desviar e para tirar o zero do marcador.
Em desvantagem, o Azulão foi para o ataque e, sem muitas chances para furar a retranca dos visitantes, passou a arriscar nos chutes de longa distância. Foi aí que brilhou a estrela do goleiro Saulo. Em pelo menos três oportunidades, o camisa 1 do Guará teve trabalho para evitar o gol de empate, mas conseguiu levar o Garça em vantagem para o intervalo.
Retranca do Garça funciona no ABC
Com uma linha defensiva bem postada – a equipe não sentiu nem a troca de Marquinhos, que saiu machucado, por Pedro Paulo -, o Guaratinguetá voltou para o segundo tempo apostando nos contra-ataques. Sem espaços no ataque, o Azulão manteve a tática de tentar os chutes de média e longa distância, principalmente com Moradei.
Apesar de ter mais posse de bola, os donos da casa não conseguiram criar muitas oportunidades. Na melhor delas, novamente Saulo salvou para o Garça ao espalmar para escanteio bom chute cruzado de Samuel Santos.
Mais preocupado com o sistema defensivo, o Guará quase ampliou o marcador aos 21 minutos. Juninho fez boa jogada pela direita, passou pelo marcador e bateu de pé esquerdo. Samuel Santos apareceu para salvar em cima da linha.
A grande bola do jogo, porém, aconteceu aos 29 minutos. Após cobrança de falta da direita, Luiz Eduardo apareceu livre e cabeceou firme para o gol. Dono da noite no ABC paulista, Saulo fez ótima defesa, afastou o perigo e garantiu ao Guará a primeira vitória da equipe como visitante na Série B-2013.