Categorias: Esporte

Fonteles arrasa recorde de Pistorius e é campeão nos 200 m

O brasileiro dominou amplamenta a prova e venceu com larga.

Washington Alves/MPIX/CPB / Divulgação

Com o tempo de 20s66, o paraense arrasou o recorde mundial anterior, de 21s30, pertencente ao sul-africano Oscar Pistorius

O brasileiro Alan Fonteles fez história neste domingo ao conquistar a medalha de ouro dos 200 m na categoria T43 (biamputados) do Mundial Paralímpico de Atletismo, em Lyon, na França. Com o tempo de 20s66, o paraense arrasou o recorde mundial anterior, de 21s30, pertencente ao sul-africano Oscar Pistorius.

Fonteles já havia vencido a prova na Paralimpíada de Londres, no ano passado, superando na final justamente o astro Pistorius. Atualmente, o sul-africano está aguardando julgamento em seu país pelo assassinato de sua namorada, Reeva Steenkamp, ocorrido em fevereiro deste ano.

O brasileiro dominou amplamenta a prova e venceu com larga distância para os concorrentes. No final, Fonteles comemorou muito mais uma medalha de ouro. A performance do paraense empolgou o público presente no Stade du Rhône.

"Qual era a minha meta: ser campeão mundial. Eu tinha na minha cabeça que queria ser campeão mundial. Não me pergunte o que eu fiz na curva, não sei se eu estava na frente. Mas na hora que cheguei na reta, vi que estava muito rápido. Aí deu tempo de eu olhar de lá para ver se tinha alguém chegando em mim no telão. Só que não tinha nenhum atleta", contou o medalhista..

"Quando chegou nos 40, 30 metros finais, comecei a correr já olhando para o relógio para ver quanto estava o tempo. Só que eu vi que ele estava chegando na chegada e o tempo parece que não passava. Ia bem devagarzinho. Eu disse: ‘vou chegar’. Aí fui, só fazendo a técnica da corrida para parecer mais rápido e quando vi a marca, fiquei muito feliz", disse o brasileiro.

Fonteles ainda negou que tinha a pretensão de quebrar a marca de Pistorius. "Fiz como fiz um mês atrás. Perguntaram para mim se eu ia bater o recorde mundial na Alemanha. Eu disse não. Queria correr e ganhar, melhorar meu tempo. Se viesse o recorde, seria a realização de outro sonho. Viria naturalmente, e hoje veio naturalmente", explicou.