Dentre as várias doenças passíveis de ser diagnosticadas com a ultrassonografia com doppler colorido, a trombose venosa (TVP) merece especial atenção, por ser a patologia vascular mais frequente no serviço de urgência. A TVP ocorre quando há uma obstrução das veias do sistema venoso profundo dos membros, sendo mais comum nos inferiores.
Sua complicação mais grave é a evolução para trombo embolismo pulmonar (TEP), que ocorre quando o trombo (coágulo), em sua fase aguda, desprende-se da parede do vaso e migra através da corrente sanguínea para a artéria pulmonar, ocasionando um quadro de insuficiência respiratória, o qual, quando não tratado, pode levar ao óbito.
Em 70% dos casos, a trombose venosa está associada a fatores de risco como: imobilização prolongada (pós operatórios, viagens de longa duração), uso de anticoncepcional oral e terapia de reposição hormonal ou nos casos em que o paciente já tenha apresentado esta patologia. São sintomas da TVP o surgimento de dor no membro afetado, aumento de volume (edema) e aumento da temperatura.
A ultrassonografia com doppler é hoje o método mais indicado para a realização do diagnóstico de TVP por permitir a identificação do vaso obstruído e a ausência de fluxo no vaso afetado, além de afastar o possível diagnóstico de outras doenças com sintomas análogos.