A coordenação do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) reuniu-se, nesta segunda-feira (22), com o secretário adjunto da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Carlos Henrique Amorim. O encontro foi articulado para que os novos gestores dos APLs de agronegócio fossem apresentados aos interlocutores desse segmento na pasta. No encontro, foi feita uma breve exposição de como se dá o manejo das atividades ligadas ao Programa na Secretaria e o panorama atual das ações do PAPL.
A diretora de APLs da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Geanne Daniella, explica que essa prática está sendo realizada em algumas das setoriais que abrigam arranjos específicos, como é o caso da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que conta com três deles em sua gama de projetos, e teve esse encontro realizado na semana anterior.
Como revela Geanne, o fato de que alguns dos gestores e até alguns APLs são novos faz com que a ação seja necessária. “É importante que a relação dos gestores com o interlocutor de cada secretaria esteja afiada. É dentro das setoriais que os projetos são tocados e, sem essa consciência mútua, muita coisa pode ficar no meio do caminho. Esse não é o nosso objetivo”, garantiu.
Com os APLs Apicultura do Sertão, Fruticultura do Agreste, Fruticultura Vale do Mundaú, Horticultura, Ovinocaprinocultura e Rizicultura para administrar, a Seagri promete reformular sua maneira de ligar com as ações dos arranjos, trazendo um diferencial em relação às temporadas passadas. De acordo com o secretário adjunto Carlos Henrique Amorim, as providências já estão sendo tomadas com a sua equipe técnica.
“Com a experiência dos anos anteriores e com o objetivo de facilitar ao máximo essa gestão, atualmente tentamos reorganizar algumas questões. Por exemplo, estamos selecionando projetos já existentes na secretaria que possam ser atrelados ao programa, numa forma de otimizar as ações que podem sofrer essa boa influência. Outro fator positivo é que cada arranjo terá o seu articulador específico, dessa forma conseguiremos conferir agilidade e um mapeamento mais profundo dessas atuações”, ressaltou Amorim.
A equipe técnica da pasta recebeu ainda algumas orientações por parte da direção do PAPL. “O Programa caminha como esquematizamos há alguns meses. Deixamos nessa reunião a noção da importância dos próximos passos, que serão fundamentais no desenvolvimento do todo. A oficina de planejamento estratégico e a própria validação dessas ações acontecem nos próximos meses e precisamos de todos os envolvidos comprometidos com um único ideal, que é gerar o desenvolvimento regional real no Estado de Alagoas”, disse Geanne.
Nas oficinas citadas pela diretora, não só os gestores participarão de forma ativa, à frente de seus respectivos planejamentos, como também contarão com todo o apoio de consultores especializados. “A iniciativa de trazer esses profissionais tem como objetivo ganhar etapas, resolvendo com rapidez o que antes levava muito tempo. Por isso pedimos todo o envolvimento das setoriais, elas são primordiais para o andamento do Programa”, concluiu.