Os policiais civis voltam a realizar nova vigília com café da manhã, nesta sexta-feira (26), a partir das 8 horas, em frente à Secretaria de Gestão Pública (Segesp).
Os policiais civis voltam a realizar nova vigília com café da manhã, nesta sexta-feira (26), a partir das 8 horas, em frente à Secretaria de Gestão Pública (Segesp).
A categoria cobra a implantação do Plano de Carreira, Cargos e Subsídios (PCCS) e irá acompanhar nova rodada de negociação do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) com as técnicas do Governo do Estado. O sindicato aguarda a proposta do governo sobre a reclassificação dos níveis e classes, bem como o impacto financeiro do PCCS.
O Plano vem sendo negociado pelo Sindpol, há mais de dois anos, com o Governo do Estado. A proposta valoriza o policial civil, abrindo o horizonte para sua ascensão na carreira pelo tempo de serviço, por sua experiência profissional e por seus estudos acadêmicos. Quanto mais o policial estudar, fazendo especialização, mestrado e até doutorado, mais ele irá ser valorizado.
A proposta do PCCS prevê oito classes (A, B, C, D, E, F, G e H) e quatro níveis (1, 2, 3 e 4) sem interstício, ou seja, o policial que possuir ou conquistar o título de mestre não precisará ter 10 anos na carreira para estar no Nível III. Nas últimas negociações, o Sindpol manteve a manutenção dos princípios da equivalência e do direito adquirido para a reclassificação da carreira. Isto quer dizer que os policiais da Classe A sejam enquadrados na Classe B, Nível 1; os da Classe B, enquadrados na Classe D, Nível 1; os da Classe C, enquadrados na Classe F, Nível 1; e os da Classe D, enquadrados na Classe H, Nível 1. A mesma forma de reclassificação também seja estendida aos aposentados.
Os policiais civis com pendência na progressão e os que estão sem o pagamento do retroativo deverão participar da vigília para cobrar celeridade da implantação do direito.