O aluno recebe R$ 2 hora aula.
A proximidade de dois eventos mundiais – em 2014 e 2016 – os maceioenses estão buscando cursos e qualificação profissionais para que, segundo eles, sejam proveitosos para a conquista de um emprego ou uma qualificação profissional.
Pelo Pronatec Copa estão sendo oferecidas – em Maceió – o preenchimento de turmas para os cursos de inglês básico (período de manhã -30 vagas), inglês básico (período tarde -30 vagas), espanhol básico (período noite- 25 vagas), recepcionista em meios de hospedagem (período manhã- 30 vagas). As inscrições estão abertas – a partir desta quarta-feira, 14.
De acordo com Ana Cicília, coordenadora do programa da Secretaria Municipal de Turismo, o objetivo é capacitar a população para cursos profissionalizantes destinados à Copa de 2014 e às Olimpídias 2016. E por Maceió estar no centro de duas cidades sedes da copa (Recife e Salvador) também foi contemplada.
O industriário Wellington Souza, de 22 anos, chegou ainda nas primeiras horas da manhã de hoje para garantir uma vaga no curso de inglês, segundo ele, para desta forma pleitear uma vaga no ramo de hotelaria.
“Na indústria o salário é pouco e não temos a oportunidade de crescer, mas com um segundo idioma e principalmente o inglês poderei ao menos barganhar uma chance de emprego”, enfatizou Souza.
Os cursos estão sendo oferecidos pelo Senac e Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Segundo Cicília, uma bolsa de R$ 2 hora aula é pago ao aluno que pode receber – no caso da UFAL – no autoatendimento do Banco do Brasil e por meio de conta poupança da Caixa Econômica Federal (CEF), pelo Senac.
A idade mínima de 18 anos e máxima de 59 anos e são necessários os documentos originais: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de escolaridade (de acordo com o curso escolhido). Funcionários públicos não poderão se escrever nos cursos oferecidos.