A equipe multidisciplinar do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que trabalha no Diagnóstico dos Ambientes Marinhos e Costeiros, realiza, hoje e amanhã (14 e 15), coleta de amostras da fauna da laguna Manguaba. Essa é a primeira parte do trabalho a ser realizado naquele local e deverá ter continuidade na semana que vem. Na maior parte da laguna Mundaú as coletas já foram feitas.
O material coletado é registrado para compor parte dos estudos do diagnóstico, iniciado em outubro de 2011 e com prazo de três anos para conclusão. Segundo os técnicos que atuam no projeto, com o resultado dos trabalhos nos ambientes marinho e lagunar será possível verificar com maior clareza as condições daqueles locais, com a caracterização real. Isso deverá facilitar a proposição do uso sustentável e a minimização dos impactos causados pela exploração, principalmente socioeconômica.
As coletas de amostras e registro das espécies das lagunas estão sendo feitas nesse período principalmente por causa das chuvas que deixam as águas das praias mais turvas. A previsão é que as equipes voltem a fazer mergulhos para registros das espécies encontradas no ambiente marinho a partir de setembro. O projeto é desenvolvido pelo IMA com apoio da Petrobras.