Duelo desta terça é o que reúne, dos oito desta fase, a maior distância entre times no ranking nacional.
A Copa do Brasil tem como uma de suas características o surgimento de zebras. A edição deste ano dificulta que elas cheguem muito longe, já que foi recheada com times que disputam a Libertadores, mas três conseguiram alcançar as oitavas: Luverdense, Salgueiro e Nacional. Entre elas, a que ocupa o lugar mais baixo no ranking nacional de clubes da CBF é a equipe amazonense, tornando o confronto desta terça-feira com o Vasco – às 21h50m (de Brasília), em Manaus – o de maior disparidade entre os oito da Copa do Brasil.
O modesto Estádio do Sesi, que estará lotado com 5 mil torcedores, receberá o Nacional, 82º colocado no ranking, e o Vasco, terceiro colocado, na abertura da fase da competição nacional. Enquanto os cariocas fazem sua estreia, depois de herdarem do São Paulo a vaga direta às oitavas, os amazonenses vêm de uma trajetória que inclui eliminação de Coritiba e Ponte Preta.
A equipe comandada por Dorival Júnior tenta repetir o feito de 2011, quando conquistou o título, mas inicia sua participação sem o ídolo Juninho Pernambucano, poupado. Já os donos da casa estão classificados para as oitavas de final da Série D do Brasileirão após duas vitórias consecutivas, deixando para trás momentos de turbulência com a demissão do técnico Aderbal Lana.
O árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva, do Pará, apita a partida, acompanhado pelos assistentes Márcio Bezerra Lopes Caetano e Valdebranio da Silva, ambos de Rondônia.
Nacional: o técnico Léo Goiano confirma que vai manter o esquema 4-4-2, mas terá que abrir mão de uma de suas principais peças, o recém-contratado Bismarck, que já atuou pelo Campinense na Copa do Brasil. Danilo Rios, autor de gol sobre a Ponte Preta, em Campinas, retorna ao time. A provável formação tem: Gilberto; Andrezinho, Rafael Morisco, Emerson Feliciano e Wesley Bigú; Denis, Lídio, Evandro e Danilo Rios; Felipe e Leonardo.
Vasco: o zagueiro Jomar retorna à equipe formando dupla com Cris. No meio-campo, o colombiano Montoya volta a ganhar uma oportunidade, e o equatoriano Tenorio forma dupla de ataque com Eder Luis. O Vasco de Dorival Júnior deve iniciar a partida com Diogo Silva, Fagner, Cris, Jomar (Renato Silva) e Henrique; Abuda, Wendel, Pedro Ken e Montoya; Eder Luis e Tenorio.