Categorias: Maceió

Taxa de Localização para estabelecimentos deve ser paga até hoje

Os Documentos de Arrecadação Municipal (DAM) foram enviados aos empresários no mês de fevereiro, podendo ser pagos em qualquer agencia bancária até a data de vencimento.

Nesta sexta-feira (30), vence o prazo para o pagamento da Taxa de Localização Instalação e Funcionamento (Tlflif), imposto para proprietários de empresas. Todos os donos de estabelecimentos comerciais de Maceió devem pagar a taxa, que foi dividida em duas parcelas, com o primeiro vencimento em março e o segundo para este mês.

Os Documentos de Arrecadação Municipal (DAM) foram enviados aos empresários no mês de fevereiro, podendo ser pagos em qualquer agencia bancária até a data de vencimento. Passado o prazo, o contribuinte terá que procurar a sede da Secretaria Municipal de Finanças (SMF), no Centro de Maceió, ou algum de seus dois postos de atendimento, localizados nos Shoppings Miramar e Pátio Maceió.

De acordo com o secretário-adjunto de Administração Tributária, Rogério Brandão Faria, a empresa que for listada pela SMF como inadimplente perde a autorização para emissão de notas fiscais e pode, inclusive, ser embargada pela Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU). “O não pagamento da taxa condiciona os empresários à situação de ilegalidade perante à Prefeitura de Maceió, de modo que as empresas ficam legalmente proibidas de emitir notas fiscais e podem ainda ter as atividades comerciais embargadas pela SMCCU”, explicou Faria.

Nos meses de pagamento da Tlflif, a arrecadação para este recurso gira em torno de R$ 6,5 milhões. O valor é todo destinado a serviços prestados à comunidade maceioense. A novidade para este ano é que os empresários que não receberam o DAM, devido a problemas de entrega dos Correios, podem ter acesso ao documento pelo site www.smf.maceio.al.gov.br. O valor da taxa é padronizado pelo Código Nacional de Atividades Empresarias e oscila entre R$ 133,44 e 1334,46 a depender da atividade comercial.