Categorias: Economia

Representantes da Faceal buscam apoio de Renan para evitar extinção do fundo

Interesse da nova gestão da Eletrobras Alagoas é transferir fundo de assistência para a Eletros

Renan recebeu representantes da Faceal e o deputado Judson Cabral em Brasília

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quarta-feira, 4, a visita de representantes da Fundação Ceal de Assistência Social e Previdência, fundo de pensão dos empregados da antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal) , incorporada pela Eletrobras. A nova direção da empresa demonstra intenção em transferir o patrimônio da Faceal para a Eletros, a Fundação Eletrobrás de Seguridade Social, na cidade do Rio de Janeiro.

A proposta é rejeitada pelos representantes da Faceal. Eles alegam que se for concretizada a proposta de transferência patrimonial a empresa alagoana corre o risco de ser extinta, com demissões e exclusão de gestão própria. Na intenção de evitar a pretensão da Eletrobras, o grupo veio pedir o apoio de Renan, para impedir a medida. Nesse sentido, Renan garantiu que vai procurar o Ministério de Minas e Energia no intuito de avaliar a situação.

A Faceal foi instituída em outubro de 1975, administra dois planos de saúde com dois mil participantes e acumula patrimônio de cerca R$ 500 milhões. Outro tema da audiência entre o presidente do Senado, Renan Calheiros e representantes da Faceal, foi a ação trabalhista dos empregados da Ceal, que reivindicam a incorporação de 26% do Plano Bresser a seus salários. O processo tramita há 16 anos no Tribunal Superior Trabalho (TST).

Participaram ainda do encontro no gabinete da Presidência do Senado, o deputado estadual Judson Cabral (PT-AL); Josenal Fragoso e Roger Lima, conselheiro deliberativo e diretor-financeiro da Faceal; José Cícero da Silva, dirigente sindical e Itamar Ferreira Costa, presidente da Associação dos Aposentados da Ceal.