Categorias: Economia

Empresa alagoana está entre as cinco melhores do setor saúde no Brasil

Publicação da Editora Três, que edita a revista Isto É Dinheiro, destaca a Santa Casa de Misericórdia de Maceió

O guia de economia “As Melhores da Dinheiro – 1000 maiores empresas do Brasil” conferiu à Santa Casa de Maceió destaque em todos critérios avaliados, colocando-a entre as cinco melhores do país no setor saúde. No ranking, a Santa Casa de Maceió figura como única empresa alagoana e uma das onze do Nordeste que se sobressaíram em 2013 nos 27 setores da economia pesquisados.

No ranking geral, a Santa Casa de Maceió ficou em quarto lugar entre as melhores do país no setor saúde, ficando ao lado de importantes nomes da medicina brasileira como as empresas de diagnóstico Fleury e DASA e os hospitais Oswaldo Cruz e Samaritano, todos de São Paulo. A Santa Casa de Maceió foi, inclusive, a única instituição não paulista presente entre as melhores.

A publicação “As Melhores da Dinheiro” traz a chancela da Trevisan Escola de Negócios, a quem coube o trabalho de compilação, cruzamento e análise de dados, e das consultorias Economática e Boa Vista Serviços, responsáveis por fornecer os dados das companhias de capital aberto e fechadas, respectivamente.

“No mês em que comemoramos 162 anos, o reconhecimento nacional conferido à Santa Casa de Maceió é motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte da história desta instituição, mas, sobretudo, é um presente para a sociedade alagoana”, frisou o provedor Humberto Gomes de Melo, que comemora este ano dez anos de gestão à frente da instituição.

A primeira e última vez que a Santa Casa de Maceió foi citada pelo guia da Editora Três foi em 2008, quando recebeu o destaque Sustentabilidade Financeira. No ano seguinte, com a mudança nos critérios de seleção, a Santa Casa de Maceió ficou ausente da publicação. Agora, ao invés de uma menção apenas, o complexo hospitalar recebeu nada menos que seis menções. A Editora Três também edita a revista de informação semanal Isto É.

Gestão moderna
O reconhecimento nacional da Santa Casa de Maceió conferido pelo guia econômico “As Melhores da Dinheiro – As 1000 maiores empresas do Brasil” é resultado direto do trabalho do provedor Humberto Gomes de Melo para modernizar uma instituição com mais de 160 anos de fundação.

Entre as principais conquistas desse período está a certificação da Santa Casa de Maceió como Hospital de Ensino após intenso investimento em ensino e pesquisa. Com esse "status", fica aberto o caminho para a futura Faculdade de Medicina, que será criada em parceria com a Fundação Educacional Jayme de Altavila, mantenedora do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).

Outra importante conquista foi o selo Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Unicef e pelo Ministério da Saúde ao Hospital Nossa Senhora da Guia. Para receber o selo a unidade passou por uma criteriosa auditoria realizada por técnicos de Brasília, que buscaram conferir se a unidade atendia aos dez passos da amamentação definidos pelo Unicef.

Na lista de realizações constam ainda a Acreditação Níveis 1 e 2, atestada pela auditoria do Instituto Qualisa de Gestão/Organização Nacional de Acreditação; o reconhecimento da Anvisa como Hospital Sentinela; o reconhecimento da revista Isto É Dinheiro em 2008 pela excelência na gestão da Sustentabilidade Financeira.

No campo dos investimentos, o provedor Humberto Gomes de Melo elencou a Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro e a Santa Casa de Maceió Unidade Farol. A primeira realiza cuidados paliativos e já está em funcionamento no 3º andar da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho e a segunda passa por obras e será inaugurada em novembro.

A lista inclui também a modernização e ampliação do Centro de Oncologia e Hematologia Lourival Nunes da Costa; a inauguração da Unidade Rodrigo Ramalho, que modernizou o antigo Ambulatório do SUS; e do Hospital Nossa Senhora da Guia, com destaque para o pioneirismo da implantação do Grupo de Trabalho da Humanização, a climatização de todas as enfermarias e a implantação do Posto de Coleta de Leite Humano, entre outros.

Os principais investimentos da Santa Casa de Maceió estão dirigidos atualmente para a área da qualidade e segurança assistencial. Um deles é a adesão ao programa de qualificação Acreditação Internacional Canadense (Qmentu), sendo a primeira Santa Casa do país a investir nesta certificação, e a implantação de diversas rotinas focadas na segurança do paciente, entre elas a da adoção do Protocolo de Sepse.

Outros investimentos nesta área são o sistema de rastreamento, controle e resfriamento de medicamentos oncológicos de alta complexidade e a implantação de um sistema de controle de bombas de infusão, que em breve atenderá todos os leitos da instituição e reduzirá a zero o risco de erros na administração de medicamentos, soro etc.