Categorias: Maceió

Empresas podem solicitar acesso ao Sistema Nacional de Defesa de Consumidor pela internet

Novo sistema do Procon desenvolvido pelo Itec vai facilitar acesso ao sistema de acompanhamento de processos

Itec

Itec

Para ter acesso ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e acompanhar os processos abertos pelos clientes no Procon de Alagoas, era ecessário enviar um representante à sede do Procon e abrir processo de solicitação de senha. A partir desta quinta-feira (12), a solicitação de acesso ao sistema pode ser feita via internet através do endereço eletrônico “www.consultafornecedor.procon.al.gov.br”.

“Acredito que a facilidade de acesso das empresas aos autos é interessante inclusive para o consumidor porque a partir do momento que as empresas têm acesso mais rápido aos processos, isso dá à empresa maior tempo de pensar em propostas de acordo, em negociações e em maneiras de reparar o dano causado ao consumidor, pois havia casos onde a empresa não apresenta uma proposta de acordo por não ter tempo hábil para visualizar os fatos apresentados pelo consumidor”, conclui o advogado, Lauro Lyra Aguiar.

Para o superintendente do Procon/AL Rodrigo Cunha, o sistema vai facilitar a vida dos consumidores. “Prezamos pela transparência e agilidade das nossas atividades. E através da informatização as empresas vão poder acompanhar os processos e resolve-los os problemas
de consumo”, ressalta Cunha.

O sistema solicitado pelo Procon para automatizar o processo de criação de senha foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e além de facilitar o acesso, deve potencializar o controle do Procon às solicitações feitas pelas empresas,a través de relatórios e registros dos procuradores das empresas via sistema.