Bancas de revistas abandonadas na orla marítima são demolidas pela SMCCU
Duas bancas de revistas foram demolidas, na noite dessa quinta-feira (12), na Avenida Álvaro Otacílio, no bairro de Jatiúca em Maceió. A ação foi realizada pela Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) devido a falta de estrutura dos imóveis.
Os locais estavam abandonados pelos proprietários há vários meses e foram condenados pelos técnicos da SMCCU, pois ofereciam riscos aos pedestres que passavam pelo calçadão da orla marítima. Era possível constatar partes quebradas e enferrujadas, tornando iminente o risco de desabamento.
Dentro das bancas ainda foram encontrados alguns equipamentos, como placas de publicidade, lixeiras, suportes para revistas, geladeiras e computadores. Os materiais foram catalogados e levados para o depósito da SMCCU para aguardar a retirada por parte dos responsáveis.
O setor de Demolição da SMCCU informou que a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) ficou responsável pela retirada dos entulhos provocados pela ação. Ele disse ainda que para o desligamento de toda a parte elétrica das bancas, o trabalho teve o apoio da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).
O espaço utilizado pelas bancas de revistas ficará desocupado por enquanto. A SMCCU, junto com a Comissão da Orla, ainda não definiu o que será implantado no local. A Comissão é formada por vários órgãos públicos para definir estratégias que melhorem o convívio urbano na região.
A decisão para a desocupação das bancas abandonadas foi realizado
a partir do estudo de dados adquiridos no recadastramento feito pela SMCCU
no mês de agosto. Foram avaliadas todas as permissões concedidas para
pontos comerciais na orla marítima de Maceió, a fim de encontrar possíveis
irregularidades na região.