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Passagens aéreas podem ficar mais baratas

Na última quarta-feira (11), o brigadeiro-do-ar José Alves Candez Neto – chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – apresentou um novo sistema de orientação para ser usados pelas aeronaves no Brasil, chamado de Navegação Baseada em Performance (PBN, na sigla em inglês).

Na última quarta-feira (11), o brigadeiro-do-ar José Alves Candez Neto – chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – apresentou um novo sistema de orientação para ser usados pelas aeronaves no Brasil, chamado de Navegação Baseada em Performance (PBN, na sigla em inglês). O fato aconteceu durante o terceiro painel do ciclo de debates promovido pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e pode baratear o custo da passagem aerea no país, já que resulta na otimização do tempo de voo e do consumo de combustível nas viagens de avião.
O novo sistema, que promete passagens aereas baratas, permite que as aeronaves voem, agora, não mais por linhas de radares instalados no solo, e sim que sejam guiadas via satélite. Isso evita curvas desnecessárias, que acabam por deixar a viagem mais longa.
Desde 2010, o PBN vem sendo operado e ampliado. Estimasse que, a partir de dezembro desse ano, o programa comece a funcionar nos voos entre os principais aeroportos de São Paulo (Cumbica, Congonhas e Viracopos) e do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), barateando o valor da passagem aérea nesses trechos.
"É como se tivéssemos um túnel em que o avião está voando. A navegação baseada em performance reduz o consumo de combustível e o ruído dos voos", assinalou José.