Paralisação que se inicia na manhã desta quinta-feira (19) deve se extender por tempo indeterminado.
A greve dos bancos, que se inicia nesta quinta-feira, dia 19, deve fechar cerca de 200 agências, segundo estimativa do sindicato da categoria em Alagoas. A paralisação foi definida no último dia 12, quando assembleias realizadas em todo o país rejeitarem a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que previa um ajuste de 6,1% no salário.
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Estado, os principais serviços de atendimento vão estar suspensos, funcionando apenas as operações em caixas eletrônicos. A categoria exige um reajuste de 11,93% e que contemple também melhores condições de trabalho. No Estado são 200 agências que devem aderir à greve.
“Nós exigimos mais contratações, melhores condições de trabalho e fim das demissões. A maior preocupação é a contratação porque é o que a população mais sofre. Hoje em dia você chega em uma agência lotada e tem que esperar muito para ser atendido”, diz Cláudio Câmara diretor do sindicato.
Cláudio afirma que os bancos lucram muito e que por isso não possuem motivos para rejeitar novas contratações. “O lucro dos bancos somente nesse primeiro semestre de 2013 foi de R$ 30 bilhões. Não há motivos para não contratarem mais funcionários”, destaca.
O cidadão que possuir pendências financeiras, como o pagamento de boletos, deve procurar as casas lotéricas ou realizar o pagamento via internet. A greve é por tempo indeterminado.
Uma reunião será realizada no final da tarde de hoje para decidir os rumos da paralisação.
Fotos em instantes…