Categorias: Educação

Ana Dayse apresenta na Câmara projetos desenvolvidos pela Educação

Durante sessão ordinária, secretária fez uma espécie de prestação de contas das ações desenvolvidas até agora pela pasta A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, participou nesta quinta-feira (19) da sessão da Câmara Municipal de Maceió, na qual falou sobre os projetos da pasta

Ascom Câmara

Ascom Câmara

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, participou nesta quinta-feira (19) da sessão da Câmara Municipal de Maceió, na qual falou sobre os projetos da pasta e fez uma prestação de contas do que foi realizado até agora pela atual gestão. Ela atendeu ao convite feito pelo presidente Chico Filho (PP) que tem buscado aproximar o Legislativo das ações do Executivo. Também participaram da sessão os vereadores Tereza Nelma (PSDB), Guilherme Soares (PSOL), Cléber Costa (PT), Fátima Santiago (PP), Wilson Júnior (PDT), Heloisa Helena (PSOL) e Silvanio Barbosa (PSB).

"Esta prestação de contas é muito importante para que a população possa acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela Semed e também saber como estão sendo investidos os recursos neste setor. Nossa ideia é colaborar participando e discutindo os pontos principais da rede pública de ensino”, destacou a secretária. “O desafio é muito grande. Necessidade e demanda são enormes, é uma responsabilidade gigante, precisamos mudar esse cenário e temos muita vontade de trabalhar”, assegurou, reforçando que recebeu apoio direto do prefeito Rui Palmeira (PSDB).

Segundo a secretária, atualmente existem recursos para construção de 28 creches e que mesmo assim algumas comunidades ainda oferecem resistência, pelos mais variados motivos. “Hoje, contabilizamos 135 unidades da rede, que atendem 57.699 alunos, divididos entre a educação infantil, ensino fundamental, jovens e adultos e educação especial”, reforçou. Ela garantiu que os investimentos que estão sendo buscados pretendem valorizar o quadro de recursos humanos da Semed.

Atualmente, são 6.248 servidores, divididos entre 3.956 professores, 2.235 técnicos e 57 comissionados. Após um estudo, para 2014 está sendo planejado um concurso público. O presidente Chico Filho observou que tem acompanhado a atual gestão bem de perto e citou a participação no lançamento do Paralapracá, do Instituto C&A, como um indicador extremamente positivo. O projeto representa uma frente de formação de professores da educação infantil e atenderá a 30 escolas da rede municipal, de um universo de 58 unidades que oferecem a educação infantil.

Chico Filho afirmou que a conquista representa o resultado de um esforço que a gestão tem feito para priorizar a base do sistema. O vereador Wilson Júnior elogiou a apresentação e disse que recebeu uma aula de como gerir a estrutura da educação em Maceió. Ele prometeu apoiar projetos para área e destacou o diferencial apresentado na Semed devido à experiência da secretária Ana Dayse, ex-reitora da Ufal.

O vereador Cleber Costa apresentou indicadores brasileiros e os comparou com números internacionais. Preocupado, ele apontou que a situação avançou bastante devido ao apoio do governo federal, mas assim mesmo é mais grave do que se imagina. A secretária então destacou números apresentados pela China, que investe maciçamente em educação. A vereadora Tereza Nelma avaliou como bastante positiva a presença da secretária de Educação.

"Essa prestação de contas é fundamental para termos conhecimento de como todo o trabalho está sendo realizado. Nossa intenção é sempre apoiar e colaborar”, garantiu, cobrando responsabilização da empresa e dos gestores que aprovaram a reforma na Escola Paulo Bandeira. A unidade sofre com a precariedade das instalações e já teve as aulas suspensas por diversas vezes.