Categorias: Maceió

Dia do Rádio é comemorado com exposição de raridades no Centro

Cerca de 40 modelos diferentes entre gravadores, rádios, radiolas e passadiscos estão em exibição no Centro. Aliança Comercial prentede promover o resgate histórico desse popular meio de comunicação.

Alagoas24horas

Alagoas24horas

Um meio de comunicação que ainda conquista seguidores, assim é o rádio, que comemora nesta quarta-feira (25) o aniversário junto com o seu patrono Roquette Pinto, precursor da radiodifusão brasileira. Para celebrar esta data festiva, a Aliança Comercial promove uma exposição de radiodifusão no Centro de Maceió.

Os rádios são artigos de colecionadores alagoanos que ao longo de 50 anos se preocupam com a integridade física dos aparelhos e mantém a originalidade do equipamento. “Eles são importantes para a história e todos estão funcionando”, garante o colecionador Manoel Feitosa de Lucena.

A ideia da exposição é provocar a curiosidade no público além de promover o resgate de uma paixão antiga de muitos maceioenses. “Hoje nós estamos festejando o dia da radiodifusão no Brasil. Essa era uma data que se encontrava esquecida, nem o próprio pessoal que trabalha com rádio lembrava mais disso, então a gente está aqui para resgatar isso e destacar no calendário”, afirma Olinto Ozório, presidente da Aliança.

Na exposição, a população pode contar com a exibição de cerca de 40 modelos diferentes de rádios, radiolas e passadiscos vendidos no Brasil no século passado. “É difícil precisar quando me apaixonei pelo rádio, mas como sou do interior e meu pai já gostava desde os 14 anos que eu coleciono e cuido”, diz Manoel que é natural do município de Canhotinho, em Pernambuco.

Manoel além de colecionador é também restaurador, ele conserta as raridades obtidas em feiras livres realizadas no interior de Alagoas e Pernambuco, foi assim que ficou conhecido popularmente como “Manoel do Rádio”. E quando questionado pela equipe de reportagem do Alagoas 24 Horas sobre a possibilidade de venda, Manoel é sucinto: “Não vendo, eles possuem um valor especial para mim”.

E foi assim garipando em feiras livres que ele conseguiu um Rádio Philips Valvulado de origem holandesa da década de 50. O artigo é conhecido popularmente como “Rabo Quente”, mas é seu Manoel que explica o motivo da alcunha. “Esse apelido peculiar era porque ele esquentava demais, chegava até a derreter e dava muito choque também”, esclarece.

A 1ª Exposição de Rádio Antigos segue durante todo o dia de hoje. Além dela, a Aliança Comercial prepara uma nova exposição de aeromodelismo para o Dia das Crianças, em 12 de outubro com vários modelos de aviões que devem prender a atenção da garotada.