Categorias: Política

Ministro da Justiça faz balanço do Brasil Mais Seguro

Programa ajudou Alagoas a reduzir número de homicídios e a fazer investimentos importantes na área da Segurança.

Alagoas24Horas

Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo

O governador Teotonio Vilela recebe o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nesta sexta-feira (27), para apresentação do balanço das ações do programa Brasil Mais Seguro-Alagoas, firmado entre os governos federal, estadual e municipal. O encontro começa às 9h no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções.

Participam do encontro a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, o secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Caetano, o secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, e outras autoridades estaduais.

O Programa Brasil Mais Seguro reverteu a curva crescente de homicídios, que perdurava por 12 anos. No mês de agosto, Alagoas registrou o menor número de assassinatos desde janeiro de 2011. O secretário da Defesa Social, Dário Cesar, ressaltou que a redução do número de homicídios foi de cerca de 13% em Alagoas e mais de 21% na capital. “O problema da violência é nacional. Ainda há muito a ser feito, mas o trabalho é diuturno e não vamos arrefecer”, destacou.

O secretário informou que só no ano de 2013, foram feitas mais de duas mil prisões. "Mesmo com uma legislação não muito severa, que dá oportunidade de delinquentes voltarem às ruas, nossas polícias não vão parar de trabalhar. Só este ano, prendemos 2.137 pessoas e nos entristece saber que desses, apenas 400 estão nos presídios. Como parte dos que saem da prisão retornam à prática criminosa, podemos dizer que são 1.704 potenciais infratores de volta às ruas", enfatizou Dário Cesar.

Além da redução do número de homicídios, também devem ser apresentados ao ministro os avanços tecnológicos realizados em Alagoas e que vem ajudando na redução da criminalidade. Dário Cesar citou a instalação de mais de 80 câmeras de videomonitoramento em Maceió, que possibilitou o esclarecimento de crimes e evitou a prática de vários delitos.

O secretário destacou ainda a aquisição de equipamentos modernos pelo Instituto de Criminalística, como comparadores balísticos e maletas que são usadas em levantamentos de locais de crime. “Em parceria com o governo federal, vários outros equipamentos modernos já estão sendo licitados e em breve, estará ajudando Alagoas no combate ao crime. Podemos citar como exemplo o sistema de radiocomunicação digital em todo o Estado”, afirmou.

Dário Cesar também destacou a construção de bases de policiamento comunitário, além da compra de um moderno helicóptero que vem sendo usado em operações aéreas na capital e no interior. “Também tivemos uma preocupação especial com o aumento de nosso efetivo. Estão em andamento os concursos para a contratação de 1.040 policiais militares e 400 policiais civis, cujo aprovados iniciam em breve o curso de formação. O concurso da Perícia Oficial também já está em andamento”, destacou.

Sistema Prisional

Outro avanço significativo durante o programa Brasil Mais Seguro está em andamento no Sistema Prisional. “Em breve, iremos inaugurar a unidade de Craíbas, com 800 vagas. Mas também já asseguramos mais dois presídios em Maceió, um feminino e um masculino. Já o Baldomero Cavalcanti, passará a ser um semiaberto com mil vagas”, afirmou o secretário, enfatizando ainda a construção dos modernos prédios do IML e do Instituto de Criminalística na parte alta de Maceió.

O secretário afirmou que serão feitos novos investimentos nos próximos meses e que os recursos para isso já estão assegurados, com o fim de reduzir ainda mais os índices de criminalidade. “Entre 2012 e 2014, serão investidos R$ 210 milhões na segurança do Estado", adiantou Dário Cesar.