Recadastramento do programa é a ação mais procurada pelas famílias na manhã desta quarta-feira (02), já que o prazo estipulado pelo Governo Federal termina no dia 13 de dezembro.
A unidade móvel do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e de recadastro do Programa Bolsa Família está nesta quarta-feira (2), no bairro de Fernão Velho. A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é de atender cerca de 200 pessoas na região para que recebam a assistência do Governo Federal.
De acordo com Daniel Cavalcanti, coordenador do CadÚnico, a intenção é atender a demanda da população que utiliza o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Fernão Velho. A unidade está localizada na Praça São José e funciona das 8h às 14h.
“Após a realização do cadastro, um documento é enviado para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para que seja feita uma seleção da pessoa quanto ao critério e ao benefício pretendido”, diz Daniel.
Uma atenção especial está sendo voltada para o Programa Bolsa Família, que possui um prazo limite até o dia 13 de dezembro para recadastramento. Em Maceió, cerca de 8 mil beneficiários terão que atualizar as suas informações para receber o benefício do programa social. São 91.371 pessoas que necessitam do dinheiro.
Para realizar o cadastro ou o recadastro o usuário deve apresentar documentos pessoais, além de comprovante de endereço, telefone, energia, renda e a documentação de todos os familiares.
Além de Fernão Velho, a unidade móvel pretende ainda atender a região de Bebedouro e o Litoral Norte de Maceió. “A justificativa é que em Bebedouro existe uma demanda alta de pessoas, e nos bairros do Litoral Norte se faz necessário uma atenção especial porque não existe uma unidade do CRAS, o mais próximo fica no Ladeirão do Óleo”, diz Daniel.