Os moradores acreditam se tratar da espécie grilo do campo, que se esconde em buracos no solo e possuem ciclos de vida de aproximadamente 60 dias.
Há cerca de um mês, várias cidades do interior de Alagoas convivem com a infestação de grilos. Uma grande população desses animais ‘invadiu’ cidades como Batalha, Olho D’Água das Flores, Monteirópolis e Jacaré dos Homens.
Em Jacaré, a 179 quilômetros da capital alagoana, a infestação já provocou uma reação da Secretaria Municipal de Saúde, que vem aplicando veneno e promovendo a realização a varrição das ruas. Os moradores acreditam se tratar da espécie grilo do campo, que se esconde em buracos no solo e possuem ciclos de vida de aproximadamente 60 dias.
Segundo relato de moradores da cidade, durante o dia os insetos se escondem em qualquer tipo de local e à noite provocam uma verdadeira ‘cantiga de grilo’, tirando o sossego da população. “Alguns moradores chegam a desligar postes e luminárias próximos às suas residências para tentar afastar os insetos, que são atraídos pela luz.
O período mais intenso é entre 19h e 20h, quando os insetos saem para cantar e se alimentar. Não se sabe as causas da infestação, mas ainda segundo moradores da cidade, o surgimento dos grilos coincide com a remoção da silagem, um método de conservação de forragem para alimentação animal.