Quem passou pela Igreja dos Capuchinhos, na tarde desta sexta-feira, 4, ficou surpreso ao ver tantos animais .
Quem passou pela Igreja dos Capuchinhos, na tarde desta sexta-feira, 4, ficou surpreso ao ver tantos animais . Dezenas de criadores de cães, gatos, aves e outros bichos participaram da tradicional bênção de São Francisco de Assis, uma das atividades realizadas nesta data dedicada ao santo.
Juradice Lopes, 58 anos, chegou à igreja acompanhada de dois cães da raça bacé, que cria como membros da família. “Todo ano trago meus cães para serem abençoados. Acredito até que a bênção os mantém calmos”, disse. Depois da celebração, Juradice também leva água benta para benzer os animais de sua fazenda, em Atalaia.
A história da bênção de São Francisco de Assis não é nova em Maceió. Somente na igreja dos Capuchinhos é realizada há 100 anos. Segundo o Frei Hélio, a história da bênção teve início quando São Francisco ainda vivia em uma vila próxima a Assis.
Reza a lenda que nesta vila havia um lobo que atacava pessoas. Ao saber da situação, Francisco foi até lá, se aproximou dos lobos, fez uma prece e os ataques findaram. “Desde então a bênção é realizada para trazer saúde e paz aos nossos animais”, concluiu.
O frei conta que nas bênçãos que realizou, já apareceram os mais diversos animais, a exemplo de cobras, águas e até gaviões.
Uma novidade da celebração deste ano foi a presença de uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses, que participou do evento vacinando animais, orientando sobre doenças, castração e posse responsável. Segundo a coordenadora do centro, Sara Xavier, além de tratar os animais, a equipe está trabalhando para incentivar a adoção de animais.