Categorias: Maceió

Projeto alagoano CrowdMobi é premiado mais uma vez esta semana

Anuário Tele.Síntese premia iniciativas inovadoras em comunicações no País.

Divulgação

Divulgação

O Projeto CrowdMobi www.crowdmobi.com.br foi premiado esta semana na categoria Desenvolvedores de Aplicações e Conteúdo pelo seu alto índice de inovação no mercado de Telecomunicações, durante o lançamento do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2013, dia 01, da Momento Editorial, que visa apresentar um retrato tangível do nível e do tipo de inovação que caracterizam o mercado brasileiro de comunicações e internet, com destaque os produtos e serviços mais inovadores nessa área em comercialização no país – os quais foram premiados em cerimônia realizada ontem, em São Paulo.

A proposta do projeto alagoano vencedor CrowdMobi é medir o nível de experiência do usuário com as operadoras de telefonia. O aplicativo gera dados precisos sobre a qualidade do serviço prestado pelas operadoras de telefonia móvel, com a possibilidade de controlar a quantidade de chamadas realizadas, recebidas, sms enviados, uso do telefone em roaming, e qual aplicativo instalado no seu smartphone que consome mais tráfego de dados. CrowdMobi informa a melhor operadora por região e permite realizar testes de velocidade e saber quem dos seus amigos tem a melhor conexão de dados.

“O Anuário é resultado de um trabalho de pesquisa junto a mais de cem empresas que atuam no Brasil, em todos os segmentos da cadeia produtiva das comunicações, que ficará disponível aos interessados na forma de banco de dados”, afirma a jornalista Lia Ribeiro Dias, diretora da Momento Editorial. “E o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações representa um estímulo às iniciativas de destaque nessa área”, acrescenta.

Foram, ao todo, 165 projetos inscritos, em quatro categorias: Operadoras, Fornecedores de Produtos, Fornecedores de Software e Serviços e Desenvolvedores de Aplicações e Conteúdo. Um júri de especialistas (formado por representantes da academia, do governo, da sociedade civil e da própria Momento Editorial) avaliou os projetos, levando em conta alguns critérios previamente definidos para determinar o grau de inovação do produto ou serviço – tanto os desenvolvidos no Brasil como os de tecnologia estrangeira comercializados no país. Entre os critérios utilizados, destacam-se a diferenciação em relação às práticas tradicionais em seu segmento, a melhoria real em relação ao que existe no mercado e atributos como vantagens para os usuários, aumento de produtividade e de receitas, redução de custos, etc.

A avaliação do júri resultou na escolha de 15 iniciativas vencedoras. Além disso, um prêmio especial de destaque em Tecnologia Nacional foi concedido à WxBR, empresa que tem o CPqD como principal parceiro tecnológico. A equipe de jornalistas da Momento Editorial, por sua vez, escolheu duas empresas (Cisco e ViaReal Telecom) e um instituto (o Inatel), cujas iniciativas ao longo do ano se destacaram, incentivando o processo de inovação no país, que receberam o troféu Destaques Inovadores 2013, entregue antes da premiação dos projetos escolhidos pelos jurados.